Tcc basf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
.

1 INTRODUÇÃO

1 INTRODUÇÃO
1.1 Tema
A implantação da manutenção preditiva por análise de vibração em máquinas rotativas tem demonstrado resultados substanciais em relação a redução de custos, proporcionando um aumento na disponibilidade das máquinas e conseqüentemente uma melhor condição de competitividade das empresas no mercado mundial.
Contudo, para atingir os melhores resultadoscom a sua implantação é necessário criar um planejamento estratégico bem elaborado e um sistema de controle do processo para ajustes e alcance da sua eficácia.
O gerente de manutenção deve selecionar as melhores práticas e aplicá-las na implantação da nova metodologia para alcançar resultados a médio e longo prazo, focando nos resultados da organização e na sua melhor performance com relação àconcorrência. Isso tudo acaba proporcionando ao departamento status de Manutenção "Classe Mundial", na qual encontram-se várias empresas que possuem as melhores práticas relacionadas à manutenção.
Ao atingir os objetivos relacionados à redução de custos, aumento da disponibilidade dos ativos, melhoria na qualidade e prazo de entrega dos produtos, o departamento de Manutenção acaba proporcionandoum ambiente favorável para novos investimentos por parte dos acionistas em relação a aquisição de máquinas novas e modernização de equipamentos e processos, reduzindo desta forma os ativos que geram altos índices de manutenção corretiva e acaba consumindo a maior parte dos recursos disponíveis ao departamento (BUDGET).
1.2 Justificativa
Baseado na percepção de estratégias mal definidas porparte de algumas empresas, que buscam implantar a manutenção preditiva por análise de vibração, muitas vezes sem a visão para o alcance dos melhores resultados e eficácia desta metodologia. Essa percepção parte das dificuldades encontradas pela empresa para contratar prestadoras de serviços de análise de vibração a custos adequados, da aplicação da técnica nos principais equipamentos da planta, dacoordenação do responsável pela equipe de inspeção e análise de vibração, entre outros fatores.
1.3 Objetivo
Apresentar um projeto de implantação e consolidação da manutenção preditiva por análise de vibração em máquinas rotativas numa empresa do segmento químico.
Essas máquinas são de grande criticidade no processo produtivo e interferem de forma prejudicial quando da sua parada nãoprogramada, gerando altos custos de manutenção, atrasos na entrega dos pedidos de produção, prejuízos na qualidade do produto final, riscos ao meio ambiente, pessoas/equipamentos e ainda perdas de receita.
Para tanto, serão demonstradas quais as etapas a serem seguidas pela gerência de manutenção, possibilitando alcançar os melhores resultados com a implantação desta metodologia.
1.4 Pergunta dePesquisa / Hipóteses
Como reduzir custos com a manutenção e aumentar os lucros da organização, fazendo com que a mesma possa atender o mercado de forma mais competitiva?
1: Rever as práticas de manutenção adotadas, privilegiando a manutenção preditiva e mantendo um rígido controle sobre o processo aplicado.
2: Criar novas políticas de estoque de sobressalentes em função das novas necessidadesinfluenciadas pela redução da manutenção corretiva e preventiva.
3: Introduzir software de sistema de gerenciamento da manutenção a fim de obter um histórico mais confiável das intervenções e possibilitar ao gerente de manutenção as tomadas de decisão correta. Ex.:SAP – Módulo de Manutenção
1.5 Metodologia
O projeto será desenvolvido por meio de análise e definição dos critérios (A, B e C)baseados no grau de importância operacional de alguns lotes de equipamentos de um ou mais departamentos da planta industrial.
Será descrito, detalhadamente, como será realizada a implantação da manutenção preditiva por análise de vibração em uma indústria do segmento químico, envolvendo máquinas rotativas "gargalo".
Para isso será utilizada referência bibliográfica de autores consagrados.
1.6...
tracking img