Instação de abatedouro e medidas mitigatórias

438 palavras 2 páginas
TEMA: Impactos Ambientais

TÍTULO: Instação de Abatedouro e Medidas Mitigatórias

INTRODUÇÃO:

A empresa EDUARDO SILVA com nome fantasia “CASA DE FRANGOS DUDU” CNPJ n.º 07.100.218/0001-32,com sede em Curitiba- PR que exerce atividade referente ao setor de abate de pequenos animais, especificamente aves, com pretenção de ampliar suas atividades busca um novo endereço em NOVA ESPERANÇA – PR, localizada na Gleba Piúna, Lote 1 E, na zona rural no distrito de Bela Vista, com cerca de 2 mil habitantes. A capacidade projetada é para abater 120.000 frangos/ dia. O empreendimento solicita Licença de Instalação, contudo, já existe no local, um galpão e outras dependências, que anteriormente eram utilizadas como depósito de sementes de batatas, atividade que não é passível de licenciamento.

DESENVOLVIMENTO:

Um importante aspecto a ser considerado em abatedouros são os efluentes e os subprodutos gerados nas diversas etapas do processo industrial. A partir do conhecimento do processo industrial dos abatedouros e determinação dos tipos de resíduos gerados, foi possível identificar os impactos ambientais causados por esta atividade nas fases de implantação e operação. As medidas mitigadoras propostas foram:
Minimização de efluentes. - Pode ser obtida pela otimização do uso da água como, por exemplo, reuso da água, avaliação contínua e melhoramento do método de processamento, e avaliação e melhoramento da operação dos equipamentos (Stoop, 1999).
Recuperação dos subprodutos. - A recuperação de subprodutos de abatedouros é economicamente viável, como por exemplo, para a preparação da farinha de osso e indústria de sabão. Outro subproduto pode ser a reutilização dos pêlos para fabricação de pincéis. Para a instalação desse abatedouro é necessário ser concebido o diagnóstico ambiental (ZEE) O Zoneamento

Relacionados