Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE CUSTOS NAS EMPRESAS.


1 INTRODUÇÃO

 
A atual crise econômica vem trazendo mudanças gigantescas na forma das organizações administrarem seus recursos, tendo em vista a necessidade de cortes significativos para conseguirem se manter vivas no mercado.
Neste contexto, fica cada vez mais evidente a importância do profissional responsável pelaadministração financeira da empresa, sendo de grande importância a gestão eficiente de recursos, de forma a dinamizar o processo e evitar que a organização passe por turbulências, facilitando sua solidificação na nova economia.
Para facilitar a compreensão da importância do controle de custos para as organizações, serão apresentados, inicialmente, alguns conceitos sobre gastos, investimentos,custos, despesas, perdas e desperdícios. Logo após, demonstra-se por que há necessidade de se promover o controle de custos e quais benefícios este proporciona, assim como algumas falhas que devem ser evitadas a fim de garantir o sucesso do programa implantado. Também são apresentadas, neste artigo, medidas tomadas por algumas grandes empresas brasileiras, que realizaram grandes projetos de redução decustos para se manterem competitivas no mercado.
Por fim, para avaliar como as empresas regionais e locais estão se comportando frente a este cenário, das quais os autores não tinham autorização para publicação e divulgação de seus nomes, realizou-se uma pesquisa em três pequenos supermercados da cidade de Francisco Beltrão, duas microempresas da cidade de Renascença e uma cooperativaagrícola de Abelardo Luz, com o objetivo de verificar quais medidas estão sendo tomadas e quais os resultados obtidos.
 
2 REFERENCIAL TEÓRICO
 
Atualmente, com as novas tecnologias e momentos de oscilações na economia, fica cada vez mais clara a necessidade das organizações estarem atentas às mudanças e preparadas para saber onde investir e reduzir custos para melhorar seus resultados. Éatravés de um bom entendimento administrativo, do conhecimento na área financeira e nos conceitos básicos relacionados ao controle de custos que a empresa poderá obter bons resultados financeiros.
De acordo com Wernke (2004), os gastos de uma organização são os sacrifícios financeiros, a entidade utiliza recursos ou assume uma dívida, em troca da obtenção de algum bem ou serviço. Os gastos podemser classificados em desembolsos, investimentos, perdas, despesas, desperdícios, custos e sucata.
Desembolso consiste no pagamento dos bens ou serviços e são registrados no momento da ocorrência, independente de sua realização ou quitação (BRUNI, 2007). Investimentos são os gastos aplicados com a expectativa de beneficiar a empresa em períodos futuros, ou seja, quando a empresa desembolsarecursos visando obter um retorno futuro sob a forma de produtos fabricados (WERNKE, 2004).
Perdas é o consumo involuntário ou anormal de um bem ou serviço, fatos ocorridos em situações excepcionais que fogem da normalidade das operações da empresa. As perdas constituem-se de eventos indesejados como: Incêndio, greves, inundações, perda de matéria prima, etc. (MARTINS, 2001).
As despesascorrespondem aos gastos relativos ao consumo de bens ou serviços que tem relação direta ou indireta com o processo de obtenção de receitas da entidade. Os gastos com pessoal da administração, gastos relativos à venda, depreciação de bens da área comercial ou administrativa são despesas (WERNKE, 2004).
Desperdício trata-se do consumo intencional, que por alguma razão não foi direcionado àprodução de um bem ou à prestação de um serviço, quando os custos e as despesas são utilizados de forma ineficiente. São considerados desperdícios todas as atividades que não agregam valor e que resultam em custos desnecessários aos produtos, como por exemplo, a  produção de itens defeituosos (WERNKE, 2004).
Custo é a parcela do gasto utilizada diretamente pela produção. É a soma de todos...
tracking img