Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano De Aula Ed. Infantil
Plano de Aula

Série: 1° Ano. Disciplina: Multidisciplinar. Conteúdo: Contos ( Ao três Porquinhos).

Avaliação

- Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades de contar uma história ( social, participação, criatividade, interação, social, organização, desenvolvimento e respeito).

Objetivo

- Incentivar a criatividade da criança nas diversas formasde contar histórias, seja escrita ou oral. - Desenvolver habilidades cognitivas, motora, social e afetiva. - Compreender e interpretar a história. - Confecção dos recursos materiais.

Desenvolvimento

1° Dia

1° Passo

Iniciaremos a aula fazendo uma breve apresentação da história dos três porquinhos, perguntando as crianças se elas conhecem a história, o que mais gostaram.

2° PassoA professora irá ler o livro, mostrando as ilustrações à classe.

3° Passo

Distribuiremos folhas de sulfite para que as crianças possam expressar o que entenderam da história. Em seguida cada criança irá expor e contará o significado do seu desenho.

4° Passo

E para melhorar a compreensão da história a professora fará as seguintes perguntas para as crianças responderem oralmente

1-Quantos personagens têm a história?

2- Onde eles moravam?

3- Com qual material foram feitas as casas dos três porquinhos?

4- Quantas casas o lobo derrubou?

5- Como ele derrubou as casas?

5° Passo

Dinâmica da floresta

Esta dinâmica fará no pátio da escola. Cada criança receberá uma folha de jornal que será a sua casa. Organizaram-se...

Introdução
Não há dúvida que ascrianças pequenas adoram se movimentar. Elas vivem e demonstram seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres, pulam, correm e brincam ruidosamente. Se estão tímidas ou tristes, encolhem-se e sua expressão corporal é reveladora do que sentem. Henri Wallon nos lembra que a criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas.O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, idéias: o corpo fala. Assim, é importante que na Educação Infantil o professor possa organizar situações e atividades em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.
Conteúdo relacionado
Reportagens
* Dança criativa
* A linguagem do corpo
* Bases para a dança
Atividade* Primeiras acrobacias
Objetivos
- Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo
- Comunicar, através do movimento, emoções e estados afetivos

Conteúdos específicos
Expressividade / Dança

Ano
As atividades aqui propostas podem ser adaptadas para a pré-escola.

Tempo estimado
20 a 30 minutos

Material necessário
Pedaços de tecido leve (quadrados de50x50 cm)
Aparelho de som

Espaço
Uma sala grande. Se não houver um espaço sem móveis, prepare a sala antes, afastando mesas e cadeiras, privilegiando o espaço central. A música é muito importante e a cada momento da atividade vamos apresentar uma sugestão.

Desenvolvimento da atividade
As crianças e você também - devem estar descalças e usando roupas confortáveis!

1 Comece reunindoas crianças. A música pode ser alegre, como A Canoa Virou (Palavra Cantada, CD Cantigas de Roda). Sentados no chão numa grande roda, com as pernas estendidas, proponha que brinquem de massa de pés: todos devem chegar para a frente arrastando o bumbum até que os pés de todos se toquem. Os pés se agitam se acariciam, ora mais lentamente, ora mais rapidamente. Você pode enriquecer a brincadeira,sugerindo:
- O meio da roda é uma piscina!
- O meio da roda é uma grande gelatina!
- O meio da roda é um tapete de grama!

2 Peça que todos se deitem no chão. Coloque uma música no aparelho de som. É importante que seja uma música alegre, que estimule as crianças a se movimentar, porém sem excitá-las demais. Sugestão: Loro (Egberto Gismonti, CD Circense).
Não se esqueça que, para as...
tracking img