Plano de aula

PLANO DE AULA
TEMA DA AULA: Iluminismo

* OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

-Analisar o Iluminismo, destacando as mudanças políticas ,sociais promovidas pelo movimento;
- esclarecer que oiluminismo foi um movimento intelectual europeu do século 18 baseado na crença na razão, que libertaria os homens das trevas da ignorância e da superstição.
Debater sobre os pensadores iluministas, para acompreensão do fato histórico,desenvolvendo o senso crítico.

* PRATICA SOCIAL INICIAL

- século dos iluministas também é conhecido como século das Luzes

-Os pensadores que defendiam que opensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscarrespostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé. 

Filosofia de origem burguesa, de caráter revolucionário e racionalista (busca esclarecer por meio do saber). A razão é a luzque conduz o homem à verdade do conhecimento. Caracteriza-se pela materialização dos fenômenos e pelo Empirismo (a observação permite a elaboração de uma teoria científica).Racionalismo – ênfase na razão esclarecida pelas Luzes do Conhecimento.
Naturalismo – crença na perfeição da natureza.
Liberalismo – reconhecimento da liberdade como direito naturaldo homem. Essa liberdade seria nos níveis econômico, político e intelectual, o que levou os iluministas a condenar o Absolutismo, o Intervencionismo e a intolerância. Prém a liberdade deveriaser limitada pelos valores morais e respeito aos demais.
Igualdade perante a lei – a lei não poderia privilegiar alguém com base em seu nascimento ou condição social.Anticlericalismo – muitos pensadores e filósofos do período eram teístas, acreditavam em um Deus criador, mas eram contra a Igreja (especialmente a Católica), pois esta apoiava o absolutismo e também se colocava...
tracking img