Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TATIANA FALCÃO GETINO – RA 1078777

FEUDALISMO: DA TEORIA PARA O ENSINO

Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em História
História Medieval II
Renata C. Belleboni Rodrigues

POLORIO CLARO
2011
SUMÁRIO

1. Introdução

2. Plano de Aula

1. Tema
2. Público-Alvo
3. Quantidade de Horas Aula
4. Objetivos
5. Metodologia
6. RecursosDidáticos
7. Referências Bibliográficas

3. Aula
1. Primeira Aula
2. Segunda e Terceira Aulas
3. Avaliação

4. Conclusão

1. Introdução

Quando o sistema escravista doImpério Romano entrou em colapso, devido a crise econômica e as invasões germânicas, muitos dos grandes senhores romanos abandonaram as cidades e foram morar nas suas propriedades no campo. Esses centrosrurais, conhecidos por vilas romanas, deram origem aos feudos medievais.

Muitos romanos menos ricos passaram a buscar proteção e trabalho nas terras desses grandes senhores. Para poderemutilizar as terras, no entanto, eles eram obrigados a entregar ao proprietário parte do que produziam, estava instituído assim, o colonato. Aos poucos, o sistema escravista de produção no Império Romano iasendo substituído pelo sistema servil de produção, que iria predominar na Europa. Nascia, então, o regime de servidão, onde o trabalhador rural é o servo do grande proprietário.

Este regime échamado de feudalismo e é definido nos livros didáticos como um modo de produção, ou seja, a forma pela qual as pessoas faziam produtos necessários à sua sobrevivência no período medieval.

Porém,estudar o feudalismo é conhecer a fundo o modo como viviam as pessoas entre os séculos 8 e 11. Era uma estrutura extremamente complexa, um sistema de organização social, político, jurídico ereligioso que estabelecia como as pessoas se relacionavam entre si e o lugar que cada uma delas ocupava na comunidade.

2. Plano de Aula

1. Tema
Feudalismo

2. Público-Alvo...
tracking img