Plano de aula - voleibol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UniSalesiano
Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium

João Lucas Adriano

Plano de Aula – Metodologia do Voleibol

Lins – SP
2012

Fundamentos do Voleibol

Curso: Ensino Fundamental Professor: João Lucas Adriano
Disciplina: Educação Física Carga Horária: 80 horas/aula
Turno: Matutino e VespertinoSérie: 6° e 7° ano
1. Ementa:

2. Justificativa:
A educação física assim como todos os desportos são amplamente reconhecidos como valiosos e indispensáveis agentes promotores no processo educativo integral. Devendo-se salientar, que inúmeros trabalhos científicos no campo da medicina desportiva nos permitem afirmar que a prática de uma atividade física sistematizada tem umpapel fundamental na melhora da qualidade de vida atuando como agente preventivo contra diversas moléstias entre estas, as diabetes mellitus, as doenças cardiovasculares e respiratórias, a sarcopênia e as doenças neuro-degenerativas. Mais que elevar o nível de saúde das pessoas, o esporte é uma ferramenta eficaz para a formação do cidadão; auxiliando no desenvolvimento de importantes característicascomo: sociabilidade, auto-estima, autocontrole, respeito e companheirismo.
Acredita-se que a prática de um desporto baseado em um trabalho planejado auxiliará no desempenho escolar da criança, pois ela estará desenvolvendo aspectos básicos de sua formação, que estruturarão seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo, lhe proporcionado condições de se tornar uma pessoa independente,crítica e consciente de seu papel na sociedade. Diferentes trabalhos científicos e projetos sociais ligados ao esporte mostram que a atividade física, em especial no que diz respeito aos adolescentes e crianças, têm um fator motivador extremamente positivo; assim, se bem trabalhado o projeto extrapola e muito a esfera da competição, sendo seus efeitos sentidos no dia a dia destes jovens constituindo-seem um fator importante de inclusão social. 

3. Objetivos:
No presente projeto, utilizo como ferramenta de trabalho o Voleibol, desporto este que foi criado em 1895 nos Estados Unidos, tendo sido amplamente difundido por diversos países entre estes o Brasil.
Através da prática do voleibol teremos como objetivos ligados diretamente ao praticante, o desenvolvimento físico, técnico, tático,psicológico, moral e social. Auxiliando também, no desenvolvimento das capacidades físicas e perceptuais envolvidas na execução dos fundamentos, entre estes podemos destacar: a coordenação, o ritmo, o equilíbrio, a agilidade, a força, a velocidade, a flexibilidade, a resistência cardiorespiratória, a percepção espacial, a seleção imagem-campo, a precisão de gestos, a orientação de respostas, o tempo dereação e a destreza de movimentos.

4. Conteúdo Programático:
- Voleibol.
- Origem e evolução da modalidade.
- Regras e fundamentos do vôlei.

4.1. 1° Bimestre: Fundamentos básicos, intermediários e avançados do saque no voleibol;
4.2. 2° Bimestre: Fundamentos básicos, intermediários e avançados do toque no voleibol;
4.3. 3° Bimestre: Fundamentos básicos, intermediários e avançados damanchete (defesa) no voleibol;
4.4 4° Bimestre: Fundamentos básicos, intermediários e avançados da cortada (ataque) no voleibol.
Sempre reaproveitando as últimas atividades dadas, encaixando o que foi ensinado no que será ensinado.
5. Metodologia de Ensino: Apresente à turma as regras e proponha a realização de partidas em quadra reduzida, para que os alunos treinem os fundamentos do vôlei, comoo saque, o toque, a manchete e a cortada, em pequenos grupos.
Dentro das metodologias de trabalho a serem empregadas serão considerados como aspectos técnicos do voleibol: os fundamentos do jogo, as situações decorrentes da utilização desses fundamentos e os exercícios elaborados para a aprendizagem e o treinamento dos fundamentos e das situações. Cabendo ressaltar, que os fundamentos...
tracking img