Trabalho filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE HISTÓRIA

Questões:

1. Descreva o processo histórico de ascensão da burguesia Liberal.

2. Explique a evolução dos meios de produção através do artesanato, manufatura e indústria.

3. A Inglaterra foi pioneira no desenvolvimento da Revolução Industrial. Que condições econômicas e políticas contribuíram para o pioneirismo inglês?

4. "De pé ficaremos todos e comfirmeza juramos quebrar tesouras e válvulas e pôr fogo às fábricas daninhas" (História da riqueza do homem, 1979).
a) A partir do texto, caracterize o tipo de ação dos quebradores de máquinas.
b) Explique os motivos desse movimento.

5. Elabore um quadro com as principais características do socialismo utópico, do marxismo e do anarquismo.

6. "Proletários de todos os países, uni-vos".Esta convocação do Manifesto do Partido Comunista ficou conhecida mundialmente desde a sua publicação há 150 anos. Analise o significado histórico da publicação do Manifesto do Partido Comunista.

7. No Brasil, o anarquismo se fez presente nos movimentos operários das primeiras décadas do século XX, especialmente na conjuntura explosiva de 1917 1920. Cite um motivo que gerou essa conjunturaexplosiva.
8. Como surgiu a data comemorativa 1º de Maio

9. As ideologias do século XIX têm validade nos dias de hoje?

Respostas:

1. Houve uma ascensão da burguesia, queda do absolutismo e emergência do liberalismo. Antes de 1825, neste processo histórico, ocorreu a vinda da família real para o Brasil, em 1808, que fugiu dos franceses. Depois de expulsar os franceses, Portugal éfortemente influenciado pelos ingleses, gerando um clima de dominação estrangeira no país lusitano. A Independência do Brasil e a Constituição portuguesa em 1822 causaram respectivamente reflexos de perdas econômicas e um caráter liberal na vida política e social portuguesa.

2. Quanto à evolução histórica dos meios de produção podemos reconhecer três estágios fundamentais no desenvolvimento daatividade industrial: o artesanato, a manufatura e indústria.

*Artesanato – Estagio em que o produtor (artesão) executa sozinho todas as tarefas da produção e até mesmo comercialização (em geral local) do produto. Não há uma maior divisão social do trabalho nem o emprego de máquinas somente o uso de ferramentas simples.

*Manufatura – Nesse estágio, já ocorre à divisão do trabalho (cadaoperário realiza uma tarefa ou se responsabiliza por parte da produção), mas a produção depende fundamentalmente do trabalho manual, embora sejam empregadas algumas máquinas simples. A manufatura caracterizou a fase inicial do capitalismo, sobretudo nos séculos XVII e XVIII. De modo geral nesta fase o artesão deixou de ser o responsável por todas as etapas de produção e se transformou em assalariado. Ocapital e os meios de produção já eram propriedades do patrão.

*Indútria- é o estágio atual, iniciado no século XVIII com a revolução industrial. Pode ser caracterizada pelo emprego maciço de máquinas e fontes de energia modernas (carvão mineral, petróleo etc.), produção em larga escala, e grande divisão especialização do trabalho. Em muitos casos, a especialização do trabalho é tão grande ouespecifica que o trabalhador perde a noção do todo ou do produto final.

3. *Por meio da Lei dos Cercados, a nobreza expulsou os camponeses de suas terras. Surgiram então, grandes latifúndios, onde se criavam ovelhas (que ofereciam matéria-prima para a indústria têxtil) e empreendimentos agrícolas de diversasnaturezas.
*Revolução agrícola (capitalismo no campo);
*O êxodo rural para as cidades provoca o surgimento de mão-de-obra abundante e barata;
*Regime Liberal (desde a Revolução Gloriosa);
*Existência de ricas jazidas de carvão;
*Notável progresso nas ciências aplicadas;
*Por meio da Lei dos Pobres, o excedente de mão-de-obra foi utilizado para a criação de infra-estrutura, pois o governo...
tracking img