Psicogenese da linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
"O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e em reinvenção".
Paulo Freire

Resumo

O presente trabalho pretende expor os níveis da língua escrita, suas características e algumas possíveis atividades que podem ser desenvolvidas a fim deestimular o processo de aprendizagem do educando. Para que haja alicerce para tal, faço uma breve referência aos principais influenciadores do pensamento construtivista na educação brasileira.

Palavras-Chave: Construtivismo; Alfabetização; Construção do conhecimento; Psicogênese da língua escrita.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 8
Influenciadores Construtivistas 9
HIPÓTESES DE ESCRITA: 9
1. NÍVELPRÉ SILÁBICO 9
2. NÍVEL SILÁBICO 11
2.1 SILÁBICO SEM VALOR 11
2.2 SILÁBICO COM VALOR 12
2.3. SILÁBICO-ALFABÉTICO 14
3-NÍVEL ALFABÉTICO 15
CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS 18

INTRODUÇÃO

A alfabetização é um processo interno que ocorre de diferentes formas em cada indivíduo dependendo da forma como ela é estimulada por seu meio. Ela é marcada por conflitos a nível cognitivo,estes levam a criança à reconstrução de seu próprio conhecimento adquirido, provocando assim mudanças internas e avanços a fim de chegar ao desenvolvimento pleno da leitura e da escrita.
A assimilação das informações não ocorre de uma só vez pelas crianças, em etapas elas acabam enfrentando conflitos em busca de respostas, estabelecendo sua própria lógica para a construção da leitura e da escritapartindo do que conhecem. Esse confronto em busca da verdade é o que faz a criança desenvolver-se cognitivamente.

Influenciadores Construtivistas
Jean Piaget (1896-1980), biólogo suíço, inaugurou ideias ligadas ao construtivismo. Atuou, antes de tudo, como pedagogo e pesquisador. Seus estudos contribuíram substancialmente na investigação dos processos de aquisição do conhecimento pela criança.Emília Ferreiro, psicolinguista argentina do século XX, estudando as ideias de Piaget, revolucionou a alfabetização desvendando os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e a escrever.
Ana Teberosky, pesquisadora argentina e autora de diversos livros sobre alfabetização, desenvolveu, juntamente com Emília Ferrero, a teoria da psicogênese da língua escrita que tem por objetivo explicarcomo se dá o processo através do qual a escrita se constitui em objeto de conhecimento para a criança.
Para estas autoras, na relação com a escrita, a criança elabora e testa hipóteses de natureza cognitiva a respeito de como se escrevem as palavras. A criança, mesmo ainda pequena, é capaz de criar hipóteses e testá-las construindo verdadeiros sistemas interpretativos na busca pela compreensãodo universo ao seu redor.

A teoria da psicogênese da língua escrita, segundo Ferreiro e Teberosky, consiste em supor que é necessário diversos processos de reflexão sobre a linguagem para passar desta para a escrita; porém, por sua vez, a escrita em si permite novos processos de reflexão que dificilmente teriam podido existir sem ela. “O processo psicogenético de construção da língua escrita écaracterizado pelas inúmeras interações sociais e pelas experiências do sujeito aprendiz na prática de ler e escrever.” (Fonte: http://pt.scribd.com/doc/93168052/Main-H)

Estes conceitos são construídos internamente e são provisórios e relativamente estáveis na evolução da aprendizagem. Esta construção trata-se de um processo ativo, dinâmico, auxiliado pela sequência de contradições e conflitoscognitivos.
HIPÓTESES DE ESCRITA:
1. NÍVEL PRÉ SILÁBICO
Na escrita pré-silábica, não há variações quantitativas ou qualitativas dentro da palavra e entre as palavras. O educando diferencia desenhos (que não podem ser lidos), de “escritos” (que podem ser lidos), mesmo que sejam compostos por grafismo ou letras. A leitura que realiza do escrito é sempre global, com o dedo deslizando por todo o...
tracking img