Plano de aula sobre reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVOS
Discuta com os alunos sobre a importância de reutilizar e reciclar produtos feitos de plásticos

INTRODUÇÃO
Ao longo da história, as sociedades humanas modificaram praticamente todos os ambientes que formam seu habitat no planeta. Isso se explica não só pelos diferentes projetos econômicos e sociais e pelo desenvolvimento técnico, mas também pelo grau de resiliência dos ambientesnaturais. Resiliência é a capacidade que um ambiente natural tem de suportar perturbações externas - sistemas mais resilientes seriam aqueles que podem retornar a uma situação de equilíbrio após sofrer modificações. Como os oceanos estão entre os ambientes de maior resiliência, acreditou-se por muito tempo que eles poderiam se constituir na última fronteira de exploração. Em regra, ela vem sendomarcada pela expansão de usos insustentáveis e absolutamente irracionais. A reportagem de VEJA aponta como os oceanos vêm dando sinais claros de esgotamento e comprometimento de parte de seus ambientes. Ela destaca também que a deposição dos resíduos plásticos é um dos vilões. Convide a turma a explorar esse assunto, identificar os principais atores responsáveis pelos problemas citados e examinaralternativas e soluções. ATIVIDADES
1ª aula - Após a leitura da matéria, peça para os estudantes reverem os textos e mapas e assinalarem dados sobre tráfego marítimo, deposição de resíduos e vazamentos e pesca predatória. Lance algumas questões para debate: quais são as áreas mais críticas em relação ao comprometimento das águas e formas de vida nos oceanos? Quaisfatores explicam termos chegado a um quadro tão preocupante? Quem são os principais responsáveis pelas perturbações e por esses desequilíbrios nos oceanos?

As respostas para essas perguntas não são simples, mas comece esclarecendo a diferença entre os oceanos e os demais ambientes e a visão predominante em relação à capacidade de regeneração dos primeiros. Em seguida, proponha à turma uma reflexãosobre a produção de resíduos de matéria plástica. Como apresenta a matéria, essa presença tem efeitos deletérios para a vida marinha. Muitas tartarugas da espécie cabeçuda, por exemplo, morrem porque confundem os sacos plásticos com águas-vivas, das quais se alimentam. Pergunte aos estudantes se sabem como e por que os materiais feitos à base de plástico tiveram tal disseminação.

Ouça todas asrespostas e exponha alguns elementos centrais dos contextos de produção e consumo de materiais feitos à base de plástico. Realce que os novos produtos, recursos e matérias-primas estão associados aos processos de desenvolvimento urbano-industrial, tecnológico e de consumo que passam a ter lugar em especial a partir do século XIX. Mostre que as técnicas evoluem em "famílias", com ramosindustriais, fontes de energia e inovações similares em cada período. Por exemplo, a exploração do petróleo e a produção de inúmeros derivados, com a indústria petroquímica, são contemporâneas das técnicas de engenharia elétrica e mecânica, dos cabos e fios, do avião e da produção em massa de automóveis - final do século XIX até as primeiras décadas do século XX. Os derivados do petróleo, incluindo osdiversos tipos de plástico, constituíram-se em matéria-prima básica para ramos industriais distintos. Aos poucos, o plástico foi substituindo o papel, o metal e o vidro na composição ou nas embalagens dos produtos. As sacolas plásticas passaram a ser usadas em larga escala, tanto para levar compras numa cidade canadense como para carregar água potável numa vila nigeriana. Elas são práticas e abundantese estima-se que de 500 bilhões a 1 trilhão de unidades sejam utilizadas ao ano, normalmente descartadas após um único uso. Conforme o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, um saco plástico é feito em um segundo, utilizado em 20 minutos e leva de 100 a 400 anos para se degradar naturalmente, dependendo de onde é jogado.

Os plásticos estão presentes, ainda, nas embalagens de...
tracking img