12 Homens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
mens12 Homens e Uma Sentença-Evidências e argumentos
Page history last edited by PBworks 4 years, 4 months ago
Indícios e argumentações identificadas no filme “12 Homens e Uma Sentença”, cuja história e roteiro são de Reginald Rose, Direção de Sidney Lumet, Produção de Henry Fonda e Reginald Rose, Produção Associada de George Justin- 1957.
           
"12 Homens e Uma Sentença" é um filmede suspense e forte. Onze jurados estão convencidos que o réu é culpado e  um tem dúvida sobre sua culpa. Eles julgam um rapaz de 18 anos acusado de ter assassinado seu pai com um canivete que disseram no tribunal ser muito incomum.
Este rapaz foi criado num cortiço e sempre foi maltratado pel12 Homens e Uma Sentença-Evidências e argumentoso pai que batia nele com socos. Ficou órfão de mãequando ainda era pequeno e passou 1 ano e meio num orfanato porque seu pai foi preso por estelionato. Aos 10 anos ele foi para o juizado de menores por ter jogado uma pedra na professora, aos 15 anos foi para um reformatório porque roubou um carro e foi pego duas vezes brigando com faca. Diziam que ele era muito habilidoso com facas. O rapaz admitiu ter comprado um canivete na noite do crime. Dissetambém que estava no cinema na hora provável do crime, mas não lembrava dos nomes dos filmes que viu e nem dos atores. Uma vizinha que mora em frente, do outro lado dos trilhos do trem que passa em frente ao seu apartamento diz que viu, pelas janelas dos dois últimos vagões do trem que passava com as luzes apagadas,  quando ele esfaqueou o pai, e após dar um grito, chamou a polícia. Um vizinho,senhor idoso que teve um derrame e ficou com a perna esquerda com dificuldades de movimento e que mora no andar de baixo do apartamento do acusado, diz que ouviu o rapaz gritar para o pai que o mataria e viu, após ouvir o barulho do corpo caindo,  o rapaz fugindo pelas escadas.
O filme se passa, com exceção dos três primeiros minutos, dentro de uma pequena sala sufocante, sem conforto, e num diamuito quente. Os jurados tem seus conflitos psicológicos pessoais, seus preconceitos, seus compromissos e suas vontades colocados à prova pois têm que debater o caso porque se considerarem o rapaz culpado, eles será sumariamente condenado a morte. O juíz avisa que todos os jurados têm que concordarem com a decisão, ou seja, terão que votar igual, seja culpado ou inocente.
 
Características dosjurados:
 
*Jurado nº 1- Era o relator que aparentava não estar interessado no caso.
*Jurado nº 2- Homem que estava participando pela primeiro vez de um júri, parecia indeciso sobre o caso.
*Jurado nº 3- Era um homem que havia brigado com seu filho há 2 anos e que desde a briga não o viu mais. Demonstrava muita raiva ao se referir ao réu e era agressivo ao falar.
*Jurado nº 4- Era um corretorda bolsa de valores, homem sério e que não suava.
*Jurado nº 5- Homem de aparência e comportamento simples, se criou num cortiço.
*Jurado nº 6- Homem simples, respeitoso com os idosos e que trabalhou pintando um apartamento bem próximo dos trilhos dos trens.
*Jurado nº 7- Homem que comprou ingressos para um jogo e estava interessado em julgar rapidamente para poder ir assisti-lo, caminhavapela sala demonstrando muita impaciência.
*Jurado nº 8- O homem que não acreditava na culpa do rapaz, era muito pensativo e ouvia todos com muita atenção e interesse.
*Jurado nº 9- Homem muito idoso que ouve com atenção os debates e que não é respeitado por um ou outro jurado quando pede a palavra.
*Jurado nº 10- Homem dono de oficinas, gripado, queria julgar rápido o rapaz para cuidar dos seusnegócios, era preconceituoso com as pessoas que viviam em cortiços ou na pobreza.
*Jurado nº11- Homem sério e calado era relojoeiro.
*Jurado nº 12- Aparentemente o homem mais jovem de todos, era publicitário e não demonstrava interesse pelos debates sobre o caso.
 
Evidência = provas, certeza manifesta.                          Argumento = raciocínio de onde se tira a respectiva conclusão
 ...
tracking img