Plano de aula literatura ''a literatura de josé saramago"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
''A literatura de José Saramago"

Objetivos
Identificar características dos romances de José Saramago

Conteúdos
Literatura fantástica contemporânea

Tempo estimado
Duas aulasIntrodução
A morte de José Saramago, prêmio Nobel de Literatura de 1998, ocorrida em 18 de junho, empobrece as letras mundiais. Seus livros, porém, são imortais: como todas as obras-primas, têm o dom deinfluenciar sucessivas gerações de leitores. Veja com seus alunos alguns dos elementos que fizeram desse mestre das palavras o mais consagrado autor da língua portuguesa.

Desenvolvimento

1ªaula
Pergunte à turma se já ouviram falar do escritor português José Saramago, falecido dia 18 de junho. Ouça as respostas e conte que a produção literária de José Saramago iniciou-se em 1947, com olivro Terra do Pecado, mas a maturidade literária e o reconhecimento do autor vieram apenas nos anos 1980, com a publicação de Memorial do Convento (1982), O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984), AJangada de Pedra (1986) e História do Cerco de Lisboa (1989).

Divida a turma em quatro grupos e encarregue os integrantes de cada um deles de ler um desses romances, decisivos para que o autor fosseagraciado, na década seguinte, com o prêmio Nobel de Literatura. Explique à classe que, após a leitura, todos deverão preparar um resumo da obra lida e apresentá-lo aos colegas. Oriente os estudantes afazer um texto de apoio escrito, no qual elenquem os pontos principais do enredo e as características dos personagens. Em seguida, sugira que tentem contar a história em voz alta para certificar-sede que todas as informações estão claras.

Para ajudar na tarefa, forneça algumas informações sobre os quatro livros.

Memorial do Convento. Mescla personagens históricos - como o brasileiroBartolomeu de Gusmão, o "padre voador" inventor da Passarola, o primeiro aeróstato operacional - e outros de ficção. Entre eles, destaca-se Blimunda, uma jovem de 19 anos, capaz de ver "por dentro"...
tracking img