Estudo da cadeia de valor do segmento moveleiro de pinus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 58 (14404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS




VINICIUS BARBIERI

















ESTUDO DA CADEIA DE VALOR DO SEGMENTO MOVELEIRO DE PINUS























SÃO LEOPOLDO
2009
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3
1.1 Definição do Problema 5
1.2 Objetivo Geral 5
1.3 Objetivos específicos 5
1.4 Justificativa 6
2 REFERENCIAL TEÓRICO 9
2.1Gestão nas Organizações 9
2.2 Cadeia de Valor 10
2.2.1 Cadeia de Suprimentos 14
2.3 Identificação das Atividades de Valor 19
2.4 Elos da cadeia produtiva 21
2.5 Elos Verticais 25
2.6 A cadeia de valores e a Estrutura industrial 26
2.7 A Cadeia de Valor e a Mensuração dos Custos 28
2.8 Atribuição de Custos e Ativos 31
3 CADEIA INTERNA DE VALOR DO PINUS 32
3.1 Fases de processamento 323.1.1 Implantação Florestal 32
3.1.2 Desdobramento da madeira 36
3.1.3 Secagem da madeira 37
3.1.4 Beneficiamento industrial 38
4 MÉTODO DE PESQUISA 40
4.1 Classificação da pesquisa 40
4.2 Quanto ao procedimento Técnico 40
4.2.1 Entrevista em profundidade 41
4.2.2 Observação 41
4.2.3 Dados secundários 42
4.3 População Alvo 42
REFERÊNCIAS 45



1 INTRODUÇÃO


O mercadoestá cada vez mais competitivo e para que as empresas possam sobreviver nesse cenário estão buscando algumas alternativas. A avaliação estratégica de suas atividades além dos limites da fábrica é uma delas. Mapear todas suas atividades operacionais, desde a contratação de insumos e serviços com os fornecedores até a distribuição do produto ao consumidor final é um caminho a ser percorrido.

Coma abertura do mercado brasileiro na década de 1990 o setor produtivo, que até então, estava acostumado a não enfrentar nenhum tipo de concorrência passa a ser alvo de produtos importados de alta qualidade e menor custo, a partir daí se dá um novo processo na indústria brasileira que, de uma maneira geral, começa a sentir os efeitos da globalização. Neste momento, com o alto grau de competitividadedo mercado internacional, a evolução dos processos produtivos, através do estudo da cadeia produtiva do pinus, vem tentar resolver a busca constante pela redução dos custos aliada a um aumento da qualidade do produto final.

Estudos referentes à qualificação das etapas que envolvem a cadeia produtiva do móvel podem servir de auxílio e/ou base para compreender alguns aspectos comerciais como:margem de lucro, redução de custos, ganhos em logística, ganhos em qualidade do produto. Em relação a isso, a cadeia produtiva do pinus é uma cadeia que gera um grande índice de renda, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE, 2009) o setor moveleiro é um dos que possui maior capacidade de geração de ocupação remunerada, ocupando o nono lugar no ranking brasileiro, ejunto ao setor madeireiro ocupam o quinto lugar como segmento com a maior geração de empregos do país, somando-se a isso, dados levantados pela Associação Brasileira de Indústrias de Madeira Processada Mecanicamente (ABIMCI, 2008), demonstram que regiões com forte presença de empreendimentos relacionados a atividades madeireiras geram uma evolução considerável no Índice de Desenvolvimento Humano(IDH) da região.

O setor cambial que até pouco tempo fazia com que os produtos brasileiros, de uma forma geral, fossem altamente competitivos no mercado internacional veio se desvalorizando gradativamente desde o final de 2004 meados de 2009, fazendo com que as tentativas do segmento de pinus em reduzir custos fossem muitas vezes inúteis, e como resultado, se vê uma crise que hoje atinge váriossegmentos madeireiros como: serrarias, fábricas de móveis, fábricas de painéis e fábricas de insumos para o setor.

Relacionada à imigração italiana e a fundação das comunidades de imigrantes na região da Serra Gaúcha, a origem da indústria moveleira no Rio Grande do Sul, é datada do século XIX. A forma artesanal na produção dos móveis, inicialmente para uso próprio, foi trazida de seus países...
tracking img