Plano de aula ginastica laboral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
Departamento de Educação – DEDC
Curso: Licenciatura em Educação Física
Disciplina: Atividade Física na Empresa
Docente: Mauricio Maltez
Discentes: Deise Martins, Géssica Soares, Rodrigo Natan, Thais Oliveira.

Plano de Aula

Alagoinhas-Bahia
Junho-2012

Público alvo: Funcionários da UNEB ( setor – segurança)
Duração: 15 minutos

1.Introdução
Atualmente, em um país como o nosso, infelizmente, as questões relacionadas com a adequação econômica dos ambientes de trabalho ainda estão longe de ser realidade. Apenas algumas empresas e instituições estão preocupadas em oferecer, aos seus colaboradores, condições ideais, não estando, a grande maior ia preocupada em investir na melhoria da qualidade de vida, mas, apenas, com o que ostrabalhadores poderão produzir.
As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são os nomes dados às afecções de músculos, de tendões, de sinoviais (revestimento das articulações), de nervos, de fáscias (envoltório dos músculos) e de ligamentos, isoladas ou combinadas, com ou sem degeneração de tecidos. Elas atingem principalmente – mas nãosomente – os membros superiores, a região escapular (em torno do ombro) e a região cervical. Têm origem ocupacional, decorrendo (de forma combinada ou não) do uso repetido ou forçado de grupos musculares e da manutenção de postura inadequada. (Sampaio, 2008).
E também trabalhar a valorização de si mesmo, bem como a forma de se expressar sobre suas atividades diárias, tentando assim diminuir o stresscausado pelo mesmo.
2.Desenvolvimento
As pessoas têm passado por varias situações adversas na sua vida e também causadas pelo o dia a dia na sociedade brasileira. No momento existem diversos tipos de problemas na vida de uma pessoa gerando muitas situações desagradáveis como, por exemplo, cidades muitos cheias, as desigualdades, desconforto com a forma de trabalho, o tempo livre cada vez maissendo ocupado, e uma das piores coisas na vida de um cidadão comum é o estresse que ocasiona em certas vezes em um desgaste mental e físico. Então é a partir destes problemas que podem prejudicar a vida de um cidadão que a Ginastica Laboral entra como uma grande solução para um trabalhador. Empresas e Indústrias tem feito o uso bastante como um meio de propor um alivio de tensão aos seus funcionáriose também a prevenção de lesões musculares causadas com o desgaste do trabalho e da sua vida no mundo a fora, sem contar que a Ginastica Laboral serve como um apoio à segurança do trabalho, que tem a função de propor e cuidar de uma boa segurança aos funcionários da empresa. 
3. Metodologia
Feita com bases em exercícios que podem ser feitos na própria mesa de trabalho.
* Exercitando osOmbros e pescoço:
1. Em pé para facilitar o trabalho de ombros e tríceps. Leve seus braços para traz com palmas voltadas para baixo. Dobre os cotovelos como uma dobradiça, dedos apontados para frente e segure por mais 10”. Ao final faça um balanço de ombros, ora um para frente e outro para traz e vice-versa, como se tivesse dançando.
2.Em pé ou sentado. Coloque as pontas dos dedos das mãos nosombros. Cotovelos apontados para os lados. Empurre os cotovelos para traz o máximo que conseguir e depois para frente tentando tocar um no outro. 
3. Sente-se ou fique de pé numa postura ereta. Levante os ombros o mais alto que puder. Leve-os para frente, abaixe-os, leve-os para traz e em seguida volte a posição inicial. Pode fazer um ombro de cada vez ou os dois juntos. 
4. Em pé ou sentado, com acabeça reta coloque a palma de sua mão na testa e aperte para traz ao mesmo tempo em que empurra sua cabeça para frente. Mantenha por 10-15" . Em seguida entrelace os dedos das mãos e coloque atrás da cabeça e force para frente ao mesmo tempo que a cabeça para traz. Mantenha de 10-15". Repita o exercício do lado direito e esquerdo também de sua cabeça. Finalmente relaxe sua cabeça e ombros...
tracking img