Futsal teoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Pequeno Príncipe Sistema COC de Esnino Prof. Luís Gabriel da Silva

Ensino Fundamental

POSIÇÕES DOS JOGADORES
O futsal apresenta quatro posições principais, que são:
Goleiro - defende o gol de todos os ataques do adversário e também pode atacar. Fixo - defensor, semelhante ao zagueiro. Ala (esquerdo e direito) - Conduzem o jogo na lateral da quadra. Pivô - movimenta-se no ataque earma as jogadas.

Educação Física: Futsal

Regras Adaptadas à faixa etária BOLA DE SAÍDA ARREMESSO DE META ARREMESSO E AÇÃO DO GOLEIRO
○ Categorias chupetinha, mamadeira, sub-09,

sub-11 e sub-13; ○ Válida somente para o Estado de São Paulo.

BOLA DE SAÍDA Não será válido o tento de saída de bola ARREMESSO DE META Exclusivamente pelo goleiro e com o uso das mãos, não podendoultrapassar a linha divisória do meio da quadra sem que toque no solo ou em qualquer atleta em sua meia quadra, ou ainda que atleta adversário entre de posse da mesma. ARREMESSO E AÇÃO DO GOLEIRO Ao receber a bola dentro de sua área de meta, de atleta de sua equipe ou de adversário, retém a mesma com as mãos ou a espalma, ou ainda amortece com qualquer parte do corpo, ao repô-la em jogo, deve proceder igualao arremesso de meta

Educação Física: Futsal

Fundamentos
• • • • • • • • • •

Controle: ato de manter a bola sob domínio; Proteção: habilidade de proteger a bola do adversário; Recepção/Domínio: habilidade de receber a bola mantendo-a sob controle; Condução: progressão com a bola durante o jogo; Finta/Drible: ato ou efeito de driblar, de gingar o corpo, controlando a bola com o pé;finta (com e sem a bola); Passe: Meio de transferir a bola entre elementos da mesma equipe; Chute: impulso enérgico dado com o pé para movimentar a bola; Cabeceio: impulsionar com a cabeça; Desarme: ato de tirar a bola do adversário; Fundamentos técnicos do goleiro de futsal.

Fundamentos
Passe - É a ação de enviar a bola a um companheiro ou determinado setor de espaço de jogo. Em geral passa-se abola com os pés, mas também pode sair um passe com a cabeça, com o peito, a coxa, o ombro. O passe é classificado quanto à distância, à trajetória (altura), à execução (parte do corpo), ao espaço de jogo (quadra) e à habilidade.

PASSE
Distância: Curto - até 4 metros; Médio - 4 a 10 metros; Longo - acima de 10 metros. Trajetória: Rasteiro, meia altura, parabólico. Execução: Interna, externa,anterior (bico), solado, dorso. Espaço de Jogo: Lateral, diagonal, paralelo. Passes de Habilidade: Coxa, peito, cabeça, calcanhar, ombro, parabólico.

FUNDAMENTOS
Domínio ou recepção - é a habilidade de recepcionar a bola. Controle - Controlar a bola é diferente de dominá-la. Enquanto o domínio trata-se da recepção da bola, o controle se refere a mantêla no ar, com toques de uma e de outrastantas partes do corpo, sem deixá-la cair ao chão (embaixadinhas).

FUNDAMENTOS
Condução - É a ação de progredir com a bola por todos os espaços possíveis de jogo. Uma regra básica: a bola deve estar próxima do condutor. Essa condução pode ser feita em linha reta, daí o nome de retilínea. Também em ziguezague, e, portanto, sinuosamente. As outras faces para se conduzir são interna e externa. Ade frente é ineficaz.

FUNDAMENTOS
Cabeceio - É a ação de cabecear a bola quando é de defesa muito alta. A exemplo do chute e do passe, o cabeceio pode ter diferentes trajetórias, isto é, pode ser em linha reta, para o alto ou em direção ao chão. O local onde se toca na bola determinará as diferentes trajetórias. Cabeceou-se no meio da bola, ela sai em linha reta. Cabeceou-se embaixo da bola,ela vai para o alto. Cabeceou-se em cima, ela desce

FUNDAMENTOS
Drible - O drible é feito com posse de bola. Quem dribla, procura, com bola, passar por um adversário. Esse "passar pelo adversário" exigirá, algumas vezes, velocidade, outras apenas mudança de direção, outras, criatividade, ginga e outras ainda, todas estas coisas simultaneamente. Entretanto, uma coisa é certa: o que dificulta...
tracking img