Desporto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Algarve

Escola Superior de Educação e Comunicação

Licenciatura em Desporto

Unidade Curricular: Psicologia da Actividade Física e do Desporto

Ano Lectivo: 2011/2012









A Motivação entre os Géneros na Modalidade de Futsal





















Docente: Cláudia Luisa





Índice

Agradecimentos

Introdução

EnquadramentoTeórico

• O Conceito da Motivação em Contexto Desportivo

• Teorias da Motivação

• Motivos para a Prática Desportiva

• Estratégias a Utilizar no Processo da Motivação

Metodologia

• Modelo de Estudo

• População e Amostra

• Método e Instrumentos de Colheita de Dados

• Resultados

• Discussão dos Resultados

Bibliografia

AnexosAgradecimentos

A concretização deste trabalho foi possível devido ao contributo de algumas pessoas. A todos queremos mostrar o nosso enorme agradecimento.

Aos treinadores de futsal da equipa de seniores feminina do Alte e equipa de seniores masculina do Louletano, Maria Canhoto e Luís Conceição, respetivamente, pela colaboração e pelo tempo dispensado nas entrevistase para a aplicação dos questionários durante os treinos.

Às equipas de futsal seniores, tanto feminina como masculina, do Alte e do Louletano, por colaborarem com entusiasmo na aplicação dos questionários.

Aos capitães das respetivas equipas, por participarem na realização do trabalho, através de breves entrevistas.

À instituição e funcionários do Pavilhão Municipal de Loulé, por nos terpermitido e cedido o espaço para a realização das entrevistas e da aplicação dos questionários.

À Professora Cláudia Luisa, por nos ter encaminhado e pela disponibilidade que proporcionou, desde cedo, na orientação deste trabalho.

À tia do Bruno Ferrão, por nos ter emprestado o meio audiovisual com o qual realizámos a gravação das entrevistas.Introdução




A motivação é um factor interno que dá início, dirige e integra o comportamento de uma pessoa.

A motivação é o processo responsável pela intensidade, direcção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta.

No âmbito da actividade física e do desporte, a motivação é produto de um conjunto de variáveis sociais, ambientais eindividuais que determina a eleição de uma modalidade física ou desportiva e a intensidade da prática dessa modalidade, que irá determinar o rendimento. A motivação é um dos pontos determinantes para o sucesso ou fracasso de uma carreira desportiva. O atleta com motivação elevada, treina com mais entusiasmo, obtendo melhores gestos motores, ganhando confiança.

O objectivo deste trabalho é estudaros tipos de motivação em duas equipas de futsal de seniores, uma delas feminina, o ALTE e uma outra, masculina, o Louletano, ou seja, entender os motivos que levam os jogadores destas duas equipas a praticarem esta modalidade.

Este trabalho é composto por duas partes. A primeira parte compreende o enquadramento teórico, onde iremos falar do conceito de motivação, a motivação no contextodesportivo, as estratégias utilizadas para a motivação e também as suas teorias. A segunda parte compreende a parte da investigação, onde abrange o estudo das equipas, a aplicação de questionários, e posteriormente, o estudo destes. O instrumento de colheita de dados utilizado é o questionário, aplicado a uma amostra de 28 jogadores de dois clubes, que foram referidos anteriormente.O conceito de motivação no contexto desportivo

O termo motivação, significa “acção de pôr em movimento”, tendo origem nas palavras latinas motu (movimento) e movere (mover).
Motivação é o acto de motivar, conjunto de factores psicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica, intelectual ou afectiva, que determina um certo tipo de conduta em alguém.

A...
tracking img