Plano anual actividades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A elaboração deste programa surge na sequência do despacho nº 12 591/2006 (2ª série), publicado no Diário da República nº 115, de 16 de Junho, no qual consta a realização de actividades de enriquecimento curricular para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Este plano teve como quadro de referência as orientações programáticas do documento “Organização Curricular e Programas”, disponível nosite do Ministério da Educação.
Com a realização deste plano pretende-se desenvolver o domínio global das capacidades motoras e alargar o campo de experiências das crianças para que estas possam desenvolver o seu esquema corporal.
Assim, a aplicação destas actividades é um excelente instrumento para valorizar a motricidade da criança e proporcionar o seu desenvolvimento global, através daestimulação das suas capacidades.
Outro factor a desenvolver com este plano é o factor social. A actividade física e desportiva tem subjacente uma concepção de educação integrada, a partir dos conhecimentos adquiridos na vida familiar e na comunidade de origem de cada aluno.
Daí advém que o desporto é na sociedade de hoje em dia um dos mais importantes factores de socialização para as crianças.OBJECTIVOS GERAIS

Os objectivos gerais são definidos de modo a ter em conta o desenvolvimento de todas as capacidades do aluno e articulação com o plano curricular do 1º Ciclo.
1- Elevar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas:
* Resistência Geral;
* Velocidade de Reacção simples e complexa de Execução de acções motoras básicas e de Desenvolvimento:
*Flexibilidade;
* Controlo de Postura;
* Equilíbrio Dinâmico em situações de «voo», de aceleração e de apoio instável e ou limitado;
* Controlo de orientação espacial;
* Ritmo;
* Agilidade.
2- Cooperar com os companheiros nos jogos e exercícios, compreendendo e aplicando as regras combinadas na turma, bem como os princípios de cordialidade e respeito na relaçãocom os colegas e o professor.
3- Participar com empenho no aperfeiçoamento da sua habilidade nos diferentes tipos de actividades, procurando realizar as acções adequadas com correcção e oportunidade.

Os blocos a abordar são os seguintes:

* BLOCO 1 – PERÍCIA E MANIPULAÇÃO
* BLOCO 2 – DESLOCAMENTOS E EQUILÍBRIOS
* BLOCO 3 – GINÁSTICA
* BLOCO 4 – JOGOS
*BLOCO 5 – PATINGEM
* BLOCO 6 – ACTIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
* BLOCO 7 – PERCURSOS DE NATUREZA
* BLOCO 8 – NATAÇÃO

OBJECTIVOS POR BLOCO

1- Realizar acções motoras básicas com aparelhos portáteis, segundo uma estrutura rítmica encadeamento ou combinação de movimentos, conjugando as qualidades da acção própria ao efeito pretendido de movimentação do aparelho.2- Realizar acções motoras básicas de deslocamento, no solo e em aparelhos, segundo uma estrutura rítmica, encadeamento, ou combinação de movimentos, coordenando a sua acção para aproveitar as qualidades motoras possibilitadas pela situação.
3- Realizar habilidades gímnicas básicas em esquemas ou sequencias no solo e em aparelhos, encadeando e ou combinando as acções com fluidez eharmonia de movimentos.

4- Participar em jogos ajustando a iniciativa própria e as qualidades motoras na prestação às possibilidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objectivo, realizando habilidades básicas e acções técnico-tácticas fundamentais, com oportunidade e correcção de movimentos.

5- Patinar com equilíbrio e segurança, ajustando as suas acções para orientar o seudeslocamento com intencionalidade oportunidade na realização de percursos variados.

6- Combinar deslocamentos, movimentos não locomotores e equilíbrios adequados à expressão de motivos ou temas combinados com os colegas e professor, de acordo com, a estrutura rítmica e melodia de composições musicais.

7- Escolher e realizar habilidades apropriadas em percursos na natureza, de...
tracking img