Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bock, A.M.B.; Ferreira, M.R.; Gonçalves, M.G.M.; Furtado, O. “Sílvia Lane e o Projeto do ‘Compromisso Social da Psicologia’”




O artigo escolhido apresenta os principais aspectos datrajetória da Professora Sílvia Tatiana Maurer Lane, desde a construção de uma Psicologia Social crítica até a formulação de um projeto de compromisso Social da Psicologia. Para refazer este trajeto, quatroalunos da Professora Sílvia Lane retomam a história, refletindo o caminho percorrido pela mesma na Psicologia Social Brasileira e da América Latina.

Neste trajeto, percebe-se que Lane deu-sepor insatisfeita com a discussão crítica da Psicologia Social americana, visando que não cabia na nossa realidade. E foram com base nessa insatisfação, na constatação da inconsistência dos resultadosencontrados e na inadequação a fenômenos sociais presentes na realidade pesquisada no Brasil, que apontaram para um vazio teórico, que Silvia Lane teve certeza de que era urgente o desenvolvimento depesquisas que levassem a uma nova sistematização voltada para a realidade brasileira e latino americana.

Para isto, a Professora Sílvia Lane se preocupou em investigar e compreender como oindivíduo está implicado com a sua sociedade, como se coloca nela, o que permite ou impede que ele compreenda as determinações sociais e como pode agir sobre elas.

Foi com base nesta investigação queLane percebeu que deveria começar explicitando uma nova concepção de homem na psicologia: um homem social e histórico. E para compreender esse homem, como as determinações históricas estão em relaçãoa ele, a Professora usaria do método materialismo histórico e dialético. Onde teria recursos para compreender o homem dentro da totalidade histórica, considerando que o sujeito e objeto estão emrelação dialética.

A partir deste método, Sílvia Lane produziu, então, uma nova psicologia social cujo objetivo, em vez de “relações interpessoais e influências sociais”, como propunha a...
tracking img