Planilha de matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1
Passo 1

Fundamentos da matemática financeira
A Matemática Financeira possui diversas aplicações no atual sistema econômico. Algumas situações estão presentes no cotidiano das pessoas,como financiamentos de casa e carros, realizações de empréstimos, compras a crediário ou com cartão de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações. Todasas movimentações financeiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros. Ao realizarmos um empréstimo a forma de pagamento é feita através de prestações mensais acrescidas de juros, isto é,o valor de quitação do empréstimo é superior ao valor inicial do empréstimo. A essa diferença damos o nome de juros.
Noções de juros simples (lineares)
Quando a taxa de juros incide no decorrer dotempo, sempre sobre o capital inicial, dizemos que temos um sistema de capitalização simples (Juros simples). sobre o capital inicial. Na prática, esse sistema é usado especialmente em certospagamentos cujo atraso é de apenas alguns dias. 
Noções de juros compostos (exponenciais)
Quando a taxa de juros incide sobre o capital atualizado com os juros do período (montante),dizemos que temos umsistema de capitalização composta (Juros compostos).Nesse regime, após cada período, os juros são incorporados ao capital inicial, passando a render sobre o novo total. Dessa forma, os cálculos sãoefetuados como juros sobre juros. A capitalização simples acontece de forma linear, enquanto a capitalização composta é exponencial. Isso faz com que, a partir do valor presente, o valor final em uminstante qualquer seja maior nos juros compostos (desde que “n” seja
número inteiro e maior que 1).Quando o período de capitalização for igual a 1, a capitalização simples será igual à composta. Aprincipal diferença entre juros simples e compostos ocorre quando a capitalização é inferior a 1. Nesse caso, os juros simples são maiores que os compostos.
Conceito Valor Presente (PV) e Valor Futuro...
tracking img