A psicologia do trabalho e sua importância na formação do engenheiro civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências Humanas e Letras
Curso de Engenharia Civil

A Psicologia do Trabalho e sua Importância na Formação do Engenheiro Civil

Emanuel Fonseca Matias Aguiar Feitosa
Felipe Henrique de Holanda Cavalcante
Kildenberg Kaynan Felix Nunes
Robson Medeiros do Nascimento
Ronielle da Silva Barbosa

-------------------------------------------------Endereços

Emanuel Fonseca Matias Aguiar Feitosa
manel_feitosa@hotmail.com
Rua Lindolfo Gonçalvez Chaves. 225. Apto.:603
Bairro Bancários, João Pessoa - PB

Felipe Henrique de Holanda Cavalcante
felipe_henrique2005@hotmail.com
Rua Maestro Osvaldo Evaristo da Costa, 223
Bairro dos Estados, João Pessoa – PB

Ronielle da Silva Barbosa
roni-bad@hotmail.com

Kildenberg Kaynan FelixNunes
kildenberg@hotmail.com
Rua Escrivão Sebastião de Azevedo Bastos, 988
Manaíra, João Pessoa

Robson Medeiros de Nascimento
robsonmedeirosn@gmail.com
Rua Raimundo Nonato Guarita, 83
Bairro João Pessoa - PB
Rua
Bairro Castelo Branco III, João Pessoa – PB
______________________________________________________
Palavras-Chave: Civil; Engenheiro; Importância; sucesso;

AbstractPsychology is a fundamental tool in the professional life of a Civil Engineer, given the complexity of the challenges they face in their careers. This article intends to give its contribution to the engineering student understands the importance of this tool in their training, thus enabling him to know give to adverse situations. The results showed that psychology is a key piece for the engineer can obtainsuccess in his professional life, for he must understand the weights of possible decisions taken by him as well as understand the way they affect not only your life, but also the lives of their fellow workers.
Keywords: civil engineer training; importance of psychology for success; psychology a key.

Apresentação do Artigo
Para dar início à apresentação de um artigo relacionado a EngenhariaCivil, a seguir a fala de uma profissional :
“Desde pequena, eu sempre fui muito curiosa sobre o porquê das coisas, e a área técnica sempre me despertou muito interesse. Na engenharia, tive a resposta para muitas dessas questões. Eu me formei em 2009, pela PUC-Rio, fiz mestrado e estou em meu primeiro emprego na área. Trabalho em uma empresa de médio porte, com atuação na área de geotecnia, quefoi minha formação no mestrado. Tenho a função de coordenadora regional de obras e, normalmente, divido a minha semana em dois dias para visitas às obras, que ficam mais afastadas do centro urbano, e o restante para cuidar do planejamento e de outras tarefas mais administrativas no escritório. Na engenharia civil, posso trabalhar com pessoas e máquinas, construindo benfeitorias que ficarão paratoda a sociedade.” Louise Erasmi Lopes, 27 anos, do rio de Janeiro. Muito bom!!!!
Citado onde????(referencia colocar)
Como se vê, o engenheiro civil está totalmente ligado à área técnica. Por isso precisa-se de dinamicidade, inovação, curiosidade,... A Engenharia Civil  é um curso muito amplo, de modo que o profissional formado pode trabalhar com diversas áreas. Um engenheiro civil pode construire reformar grandes prédios; projetar e construir pontes, viadutos, ferrovias, estradas, viadutos e portos.
É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características dosolo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança....
tracking img