A Import Ncia Do Arquiteto E Urbanista Nas Cidades

889 palavras 4 páginas
A Importância do Arquiteto e Urbanista nas Cidades

O profissional atua na organização do espaço público e na execução de políticas públicas voltadas para as questões urbanas e no espaço privado, dando vida a projetos de edificações. Durante muito tempo, o setor público era o grande mercado dos arquitetos no Brasil, mas isso tem mudando. Desde a Antiguidade, o arquiteto é o profissional que cuida do hábitat humano, planejando desde uma unidade residencial até uma cidade, cuidando de todos os aspectos que envolvem a convivência na cidade.
Em grandes cidades, todos os órgãos de planejamento ligados à qualidade de vida urbana contam com arquitetos ou são coordenados por eles, têm-se profissionais cuidando do tráfego da cidade, do patrimônio histórico, do meio ambiente, etc. Além disso, o arquiteto atua diretamente na construção civil, onde sua presença é mais conhecida.
No Brasil, o trabalho do arquiteto se confunde com o do engenheiro civil. Na área de execução da edificação, o engenheiro civil tem atribuição igual à do arquiteto. Ele é responsável técnico por uma obra, assim como o arquiteto. Em outros países, o arquiteto é o único responsável pelas edificações, cabendo ao engenheiro civil construções de outra natureza, o que chamamos de obra de arte, que são as estradas, pontes, viadutos, portos, etc.
Sua formação se dá na área de Exatas e na área de Ciências Sociais e Humanas, pois se trabalha com a psicologia da forma, com a história da evolução do pensamento arquitetônico, das artes e das cidades, com a formação de análise crítica e filosófica, contando com a Sociologia Urbana e com Direito Urbano e, claro, com a linha específica dos projetos de Arquitetura.
O país continua crescendo desordenadamente e é função desse profissional contribuir para a mudança dessa realidade e para ampliação de sua atuação. Qualquer cidade com população acima de 20 mil habitantes, desde a Constituição de 1988, é obrigada a ter um Plano Diretor, porém isso ficou como letra morta;

Relacionados

  • Encostas e Taludes
    37121 palavras | 149 páginas