Planilha de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INCLUSÃO DIGITAL NA TERCEIRA IDADE

+


Tema: Inclusão Digital na Terceira Idade

Retirada do site: meucomputar.com.br
Retirada do site: humanas e ciências humana: Evolução Humana.

Assim como a evolução humana o sistema de computação teve a sua evolução técnologica, conforme mostrado nas fotos acima. Hoje estamos travando batalhas no encontro doavanço da tecnologia com o homem na terceira idade, através da inclusão digital.
Onde podemos levantar pontos positivos e negativos.

Pontos Positivos e Negativos
Pontos Positivos:
* Adquirir conhecimentos;
* Informações rápidas;
* Sociabilidade;
* Melhoria da auto- estima;
* auto- eficácia;
* atualização de conhecimentos gerais;
* conectividade;
* uma vida produtivae efetiva;
* Boa qualidade de vida.

Pontos Negativos:
* Muitos idosos não têm motivação para se inserir no mundo informatizado: Por achar que é um obstáculo;
* Outros por não perceberem a importância da inclusão digital;
* E também por achar que esse conhecimento da tecnologia é mais fácil e exclusivo aos jovens;
* Constrangimentos por não saber usar;
* O preconceitode que o aprendizado não ocorre na velhice;
* Problemas de saúde por postura inadequada na frente do computador;
* Insegurança;
* Isolamento na rede de amigos.

* Inclusão Digital da Terceira Idade

1. Introdução

É estranhamente paradoxal que em pleno século 21 e frente aos avanços tecnológicos vivenciados nas últimas duas décadas tenhamos que justificar a relevância daInclusão Digital como forma de Inclusão Social na nossa sociedade. Porém, apesar de cada vez mais nosso cotidiano encontrar-se cercado de tecnologias digitais, de caixas eletrônicos a celulares, passando por computadores, Internet, TV digital, entre outros, vivemos lado a lado com realidades grotescamente diferentes. Parece uma realidade fragmentada como em “Alice no País das Maravilhas” que mostraesses fragmentos de sociedade separadas por um “espelho”.

Contextualizando a pesquisa: A Terceira Idade nos cursos de informática, uma busca de atualização ou de inclusão?
Dados do IBGE mostram que a população do Brasil na faixa etária entre 50-90 anos tem aumentado nas últimas décadas como conseqüência direta do aumento da expectativa de vidado brasileiro. Na década de 70 a expectativa média era de 52 anos para os homens, enquanto que atualmente essa idade praticamente cresceu 50%. Assim, segundo o IBGE, a expectativa atual encontra-se por volta dos 71 anos [IBGE, 2006].
Nos países em desenvolvimento a idade de saída da força de trabalho ainda é alta, a proporção do aumento de idosos se reflete também num aumento da proporção destesno mercado de trabalho. No Brasil, a taxa de atividade dos homens era de 41% no ano de 1997 e 13% para mulheres, com mais de 60 anos. A participação no total da população ativa se vê compensada pelo aumento relativo da população idosa, no que se refere ao total geral da população. A proporção de maiores de 60 anos na força de trabalho ganha peso de forma constante; em 1997 era de 4,5% passandopara 9% em 1998 e com previsão de que chegue a 13% no ano de 2020 [Wajnman et al., 1999].
A tecnologia invadiu as casas, empresas, instituições de todos os tipos, a sociedade como um todo está se tornando informatizada. Os recursos da imprensa, rádio, TV, telefone, fax, vídeo, computador e Internet são disseminadores de culturas, valores e padrões sociais de comportamento. Cada vez mais o serhumano cria dependências pelos recursos eletrônicos, que passam a coexistir no dia a dia de todos. Com isso as mudanças transparecem nas diversas dimensões de viver na sociedade globalizada.
A geração nascida no universo de ícones, imagens, botões e teclas transitam na operacionalização com desenvoltura na cena visionária de quase ficção científica, mas outra, nascida em tempos de relativa...
tracking img