Planilhas de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| |   | |
| | | | |
|
|
| |
Curso: Administração de Empresas
Turma: 1º Período

TRABALHO DE
P D A
(PROJETO DIRIGIDO DE APRENDIZAGEM)

Lixo Orgânico

ACADÊMICOS:
Ádilla Thielly dos Santos
Lívia Reis da Silva
Cleyton Eduardo de Sousa
Iracilene dos Reis de Souza
Pedro Henrique Alves Ribeiro

Redenção – PA
2010

O Brasil produz 241.914 toneladas de lixo pordia, onde 76% são depositados a céu aberto, em lixões, 13% são depositados em aterros controlados, 10% em usinas de reciclagem e 0,1% são incinerados. Do total do lixo urbano, 60% são formados por resíduos orgânicos que podem se transformar em excelentes fontes de nutrientes para as plantas.

Em praticamente todas as cidades do Brasil, as pessoas aprenderam a jogar fora os restos orgânicos dacasa, sem a menor preocupação. Os resíduos orgânicos constituem todo material de origem animal ou vegetal e cujo acúmulo no ambiente não é desejável. Por exemplo, estercos de animais (cavalo, porco, galinha e etc), bagaço de cana de açúcar, serragem, restos de capina, aparas de grama, restos de folhas do jardim, palhadas de milho e de frutíferas etc. estão incluídos também os restos de alimentos decozinha crus ou cozidos, como cascas de frutas e de vegetais, restos de comida etc. Esses materiais são responsáveis pelo péssimo odor produzido no lixo, e consequentemente pelo o acúmulo de animais indesejáveis e insetos. Mas de uma forma geral, as pessoas são pouco orientadas, e nesse caso não imaginariam que o lixo orgânico de sua casa, pode-se ter muito valor.
COMPOSTAGEM DE LIXO ORGÂNICODOMÉSTICO
A compostagem é um processo que pode ser utilizado para transformar diferentes tipos de resíduos orgânicos em adubo que, quando adicionado ao solo, melhora as suas características físicas, físico-químicas e biológicas. Consequentemente se observa maior eficiência dos adubos minerais aplicados às plantas, proporcionando mais vida ao solo, que apresenta produção por mais tempo e com maisqualidade. Portanto, a redução do uso de fertilizantes químicos na agricultura, a proteção que a matéria orgânica proporciona ao solo contra a degradação e a redução do lixo depositado em aterros sanitários pelo uso dos resíduos orgânicos para compostagem, contribuem para melhoria das condições ambientais e da saúde da população. A técnica da compostagem foi desenvolvida com a finalidade de acelerarcom qualidade a estabilização (também conhecida como humificação) da matéria orgânica.
A seguir será exposta a metodologia de compostagem de lixo orgânico doméstico, de forma simples e de fácil aplicabilidade, a partir de perguntas e respostas.
Quais materiais orgânicos são necessários para fazer o composto orgânico?
R= É necessário o lixo orgânico, que é rico em nitrogênio (N), umnutriente importante para que o processo bioquímico da compostagem aconteça, e restos de capim ou qualquer outro material rico em carbono (C), como palhadas de milho, de banana, folhas de jardim, restos de grama etc. Caso tenha disponibilidade de esterco de animais, como boi, galinha, porco etc., a sua utilização como fonte de microrganismos decompositores acelera a formação do composto.

Quaismateriais não devem ser misturados no composto?
R= Madeiras tratadas com pesticidas ou envernizadas, vidro, metal, óleo, tinta, plástico e fezes de animais domésticos. Não utilizar também papel encerado ou produtos que contenham qualquer tipo de plastificação.

O que se deve evitar no lixo orgânico doméstico para compostagem?
R= Deve-se evitar as gorduras animais, pois são de difícildecomposição, como também restos de carne, por atrair animais domésticos, e revistas e jornais, que são de decomposição mais lenta e podem ser reciclados.
Como separar e armazenar o lixo orgânico doméstico?
R= utilize duas latas de lixo em sua cozinha. Em um dos recipientes coloque o lixo seco (jornais, revistas, vidro, metal, plástico etc). Na...
tracking img