Planialtimetria na topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Ao se projetar qualquer obra de Engenharia é necessário o levantamento topográfico do lugar onde a obra será implantada. Daí a importância da Topografia, que se incumbe do levantamento ou medição, que deverá ser precisa e adaptada ao terreno. Apenas a Topografia pode medir ou calcular distâncias horizontais e verticais, calcular ângulos horizontais e verticais com alta ou altíssimaprecisão, como medir distâncias horizontais com erro provável de 1 para 100.000, calcular altitudes com precisão de um décimo de milímetro ou ainda medir ângulos horizontais e verticais com precisão de um segundo sexagesimal.
A Topografia deve ser entendida como uma importante prática dentro da Engenharia. Hoje, encontra-se em fase de transição quanto ao uso de equipamentos e técnicas deoperação. O advento do sistema GPS (Global Posiotioning System) vem proporcionando verdadeiras revoluções nos métodos tradicionais. Porém, a modernização dos equipamentos de medição é muito bem vinda pelo ganho incomparável em tempo e facilidade de operação. Apesar dos avanços tecnológicos surpreenderem até as mais arrojadas expectativas, nem todas as atividades podem se valer do sistema GPS.Existem situações em que as técnicas tradicionais de operação da Topografia estão e serão ainda por muito tempo preservadas.
Divisão da Topografia, a Topometria é o conjunto de métodos empregados para a coleta de dados, dados estes para o cálculo e representação gráfica de parte da superfície terrestre. Divide-se em Planimetria e Altimetria.

PLANIMETRIA

A planimetria estuda eestabelece os procedimentos e métodos de medida, no plano horizontal, de distâncias e ângulos, e a conseqüente determinação de coordenadas planas (X,Y) de pontos de interesse, é a parte da Topografia que estuda os métodos e procedimentos que serão utilizados na representação do terreno. Adotando-se uma escala adequada, todos os pontos de interesse são projetados ortogonalmente sobre um plano (planohorizontal de referência), sem a preocupação com o relevo.
A planimetria consiste em obter os ângulos azimutais e as distâncias horizontais para a determinação das projeções dos pontos do terreno para a representação do plano topográfico. Os trabalhos provenientes da planimetria dão origem às plantas planimétricas.

ALTIMETRIA

A altimetria estuda e estabelece os procedimentos emétodos de medida de distâncias verticais ou diferenças de nível, incluindo-se a medida de ângulos verticais, é parte da Topografia que estuda os métodos e procedimentos que levam a representação do relevo. Para tal, é necessário medir apropriadamente o terreno, calcular as alturas (cotas ou altitudes) dos pontos de interesse e representá-los em planta mediante uma convenção altimétrica adequada.A operação topográfica que visa o levantamento de dados altimétricos é o nivelamento. As medidas são efetuadas num plano vertical, onde se obtém os ângulos horizontais e verticais, as distâncias horizontais e as diferenças de nível. Os trabalhos de altimetria conjugado a planemetria dão origem às plantas planialtimétricas. A Altimetria isoladamente dá origem ao perfil do terreno.

Aplanimetria e a altimetria utilizam para seu desenvolvimento:
o Goniologia
o Taqueometria

• Goniologia: É a parte da Topografia que trata dos ângulos. É dividida em:

• Goniometria: tem como objetivo a medição do ângulo horizontal
(plano horizontal) e do ângulo vertical (plano vertical).

• Goniografia: Trata do transporte do ângulo para o desenho (planta).ÂNGULOS
o Ângulo horizontal: É o ângulo medido no plano horizontal (Plano Topográfico).

o Ângulo vertical: É o ângulo medido no plano vertical (plano perpendicular ao plano topográfico).

CÁLCULO DE COORDENADAS NA PLANIMETRIA
É detalhado o desenvolvimento necessário para a determinação das coordenadas planas, ou seja, as coordenadas x e y. As projeções planas são obtidas em...
tracking img