Planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Introdução
A sobrevivência e sucesso de uma organização depende da eficiência com a qual produz seus bens e serviços, sendo o custo do produto determinado em grande parte pela eficiência do seu sistema produtivo
Assim sendo, as organizações atuam na busca do aperfeiçoamento de seus Sistemas de Administração da Produção, considerados por Giannesi & Correia(1993) como o coração dos processos produtivos.
Neste capítulo serão vistos alguns conceitos pertinentes ao Planejamento e Controle da Produção, um dos sistemas produtivos da organização.

Administração Sistêmica
Conforme por Giannesi & Correia (1993) como o coração dos processos produtivos. formado por partes inter-relacionadas e voltado para um determinado fim, que possibilita aoadministrador considerar a organização como um todo e como parte do meio exterior mais amplo.
Harding (1992) afirma que a grande vantagem da abordagem sistêmica é que ela ultrapassa os limites de departamentos funcionais bem como, ressalta a importância do trabalho como um todo.
A empresa no contexto sistêmico é considerada como um sistema pertencente a um outro sistema maior e está inter-relacionada comoutros, sendo composta de subsistemas que interagem para construir um todo dinâmico (ibidem).
Para Stoner (1985), a teoria dos sistemas chama a atenção para a dinâmica e natureza integrativa da organizações, permitindo visualizar a empresa que produz bens e serviços, como um conjunto de componentes relacionados e em interação, que desempenham funções e têm objetivos associados com o todo,formando um sistema.

Sistemas de Administração da Produção
O planejamento, organização, direção e acompanhamento da produção são importantes não só para a organização mas também, para o indivíduo e para a sociedade como um todo, uma vez que a eficácia deste sistema depende do projeto dos subsistemas componentes e das tarefas desempenhadas pelo trabalhador alocado ao sistema (Stoner, 1985).
Monks(1987) associa as atividades de produção à base do sistema econômico de uma nação, pois estas transformam as entradas do sistema de produção ( recursos de capital, recursos de material e recursos humanos) em bens e serviços de maior valor.
Atualmente os termos Administração de Produção e Administração Operacional, segundo Stoner (1985), são empregados indistintamente, constituindo em:
•Planejamento dos objetivos do sistema de produção/operações e o estabelecimento de diretrizes para consecução destes objetivos;
• Organização dos recursos humanos e de capital para produção eficiente de bens e serviços;
• Direção, liderança e motivação dos empregados, objetivando maior produtividade;
• Acompanhamento e controle do desempenho do sistema de produção para garantir a consecução dos objetivosorganizacionais.
Monks (1987, p.4) define Administração de Produção como sendo "a atividade pela qual os recursos, fluindo dentro de um sistema definido, são reunidos e transformados de uma forma controlada, a fim de agregar valor, de acordo com os objetivos empresariais".
Sob o ponto de vista de Giannesi & Correia (1993) Sistemas de Administração da Produção são aqueles que disponibilizam asinformações para a tomada de decisão gerencial inteligente, propiciando uma administração eficaz no que se refere a:
• Fluxo de materiais;
• Utilização de mão-de-obra e equipamentos;
• Coordenação das atividades internas com as atividades de fornecedores e distribuidores;
• Comunicação com os clientes buscando relacionar suas necessidades operacionais.
Stoner (1985) ressalta que o sistemaprodutivo atua dentro do quadro mais amplo da estratégia organizacional, devendo o plano estratégico da organização ser utilizado como diretriz coerente para as políticas produtivas, especificando metas e objetivos que possam ser atingidos pelo sistema produtivo.
Desta forma, o sistema produtivo deve ser projetado de modo compatível com as estratégias da organização e reciprocamente, as capacidades...
tracking img