Organelas celulares: cloroplastos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORGANELAS CELULARES - CLOROPLASTOS

1 Introdução
Os cloroplastos, uma classe de cromoplastos (plastídeos), são organelas que contém pigmentação de clorofila, sendo responsáveis pelo fenômeno biológico da fotossíntese, estando presentes exclusivamente no citoplasma de células de planta e de algas.
Sua estrutura possui característica semelhante à de uma mitocôndria: apresentadupla membrana, DNA próprio, forma esférica ou ovoide, tamanho e quantidade variando conforme o tipo celular e origem endossimbionte, porém, são bem maiores que as mitocôndrias.
Segundo a teoria endosimbionte, os cloroplastos teriam surgidos a partir de uma cianobactéria ancestral engolfada pela célula eucariótica.
Existem células com apenas um cloroplasto, contudo, a maioria contémaproximadamente de 50 a 150 cloroplastos, que por inércia se deslocam em decorrência da intensidade luminosa incidente (ciclose).
Normalmente, cada uma dessas organelas possui a seguinte composição básica: proteínas, lipídeos, clorofila, água e carotenóides. Grande concentração das proteínas necessárias a um cloroplasto é sintetizada pelo núcleo da célula, migrando para o interior de suamatriz, denominada estroma. Já a produção dos lipídeos, fica a cargo de seu próprio metabolismo.
Mergulhado no estroma, existe um sistema de membrana que forma um conjunto de sacos achatados em forma de discos chamados de membrana tilacóide (do grego thylakos = saco). Ao conjunto de discos empilhados dá-se o nome de granum.
2 Desenvolvimento
2.1 Cloroplasto
Os cloroplastos sãoencontrados nas células das algas e plantas. São organelas que se caracterizam por apresentar a cor verde, em razão da presença da clorofila em seu interior. Alguns autores classificam os cloroplastos como sendo um tipo de cromoplasto (chrôma = cor), por perderem a clorofila e armazenarem carotenoides, como ocorre no amadurecimento de alguns frutos, que, depois de amadurecidos, apresentam a corlaranja, vermelha ou amarela.
Os cloroplastos, assim como as mitocôndrias, apresentam DNA próprio, RNA e ribossomos que sintetizam uma parte de suas proteínas. A outra parte é sintetizada pelo DNA celular.
Essas organelas medem cerca de 4µm de comprimento por 2µm de espessura, e são envolvidas por duas membranas lipoproteicas, que possuem em seu interior um complexo membranoso formado porpequenas bolsas discoidais achatadas e empilhadas, que chamamos de tilacoides (thýlakos = saco). Cada pilha de tilacoide é chamada de granum (grão, em latim). Na euglena os cloroplastos são constituídos por três membranas lipoproteicas, enquanto que nas algas diatomáceas e algas marrons o cloroplasto possui quatro membranas.
O espaço interno do cloroplasto é preenchido com o estroma, umfluido semelhante ao encontrado na mitocôndria, que contém enzimas, DNA, RNA e ribossomos.
As moléculas de clorofila encontradas no cloroplasto são as mais abundantes e ficam dispostas nas membranas internas da organela. Assim, captam a luz do sol com a máxima eficiência, pois é da luz solar que provém a energia necessária para o processo da fotossíntese. A clorofila confere a cor verde àsfolhas dos vegetais e é capaz de absorver energia luminosa e transformá-la em energia química, que será utilizada no metabolismo.
Cada célula dos vegetais possui cerca de 40 cloroplastos, enquanto que as células das algas possuem geralmente apenas um cloroplasto, mas com tamanho bem maior do que o encontrado nas células vegetais.
[pic]
É no cloroplasto que ocorre o processo dafotossíntese.
2.2 Demais organelas
Definição: São estruturas citoplasmáticas que exercem todas as funções celulares.
RIBOSSOMOS
Definição: São formados por proteínas associadas a um tipo de ácido nucléico denominado RNAr.
Função: síntese de proteínas.
Local: podem ser encontrados:
• Livres no Hialoplasma formando os polissomos ou polirribossomos...
tracking img