Planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PASSAGEM DO PLANO GLOBAL DE MÉDIO PRAZO AOS OUTROS PLANOS

Numa instituição que está em um processo de planejamento ocorrem vários planos, de diversos níveis e de diferentes durações.
O que é mais importante o processo de planejamento do que os planos.
O plano central, do qual os outros dependem, é o que chamamos aqui de plano global de médio prazo. Ele é elaborado para ter vigência de três,quatro, cinco, seis anos, abrangendo toda a instituição em seus mais variados aspectos.
A partir desse plano, que busca especificar as propostas e aproximar sempre mais o pensamento da ação, serão elaborados planos, menos abrangentes, para orientar a ação:
a) de setores da instituição (planos de setores);
b) de períodos menores (planos de curto prazo).

Planos de setores

Os planos desetores se organizam para o mesmo período do plano global de médio prazo, especificando a temática para o setor (departamento, divisão...) respectivo. Terão a mesma estrutura: marco referencial, diagnóstico, programação.
Na maioria das vezes, o marco referencial, em seus aspectos situacional e doutrinal, permanece o mesmo. Quando muito terá certas especificações concernentes ao setor para o qual foielaborado. No aspecto do marco operativo, o marco referencial sofre mais transformações porque o plano estará traçando linhas para uma organização e para um agir de conteúdos muito específicos (do setor).
O diagnóstico, com os temas tratados no marco operativo do plano do setor, será diferente do diagnóstico do plano global de médio prazo, embora possa retomar e aprofundar pontos. Obviamente hánecessidade de um conhecimento da realidade do setor para se chegar a um diagnóstico (que é um juízo). Nem sempre, contudo, a pesquisa a realizar para esse conhecimento deverá ser tão ampla quanto a que requer o plano global. As pessoas envolvidas conhecem mais a realidade porque ela é mais restrita e mais próxima.
É útil observar que os objetivos do plano de médio prazo indicam ações que ainstituição vai realizar como um todo, e que eles são responsabilidade direta (de coordenação e de iniciativa) dos organismos centrais; além disso, os objetivos dos planos do setor indicam ações que aquele setor vai promover sob a responsabilidade de sua própria chefia. As políticas, por outro lado, comuns a todos os planos, devem direcionar a ação de toda a instituição, de todos os setores, de todas aspessoas.

Planos de curto prazo

Os planos de médio prazo são feitos para que a instituição alcance uma perspectiva mais ampla em sua ação, para que possa realizar ações mais profundas e mais vastas, para que possa incluir em sua ação os apelos que lhe chegam continuamente, sem, com isso, perder o rumo de sua determinação.
Os planos de curto prazo são necessários para tornar precisa a ação,para concretizá-la, para realizar, no dia-a-dia, as idéias presentes na instituição.
Tal decisão, por outro lado, pode ter uma ou outra das seguintes orientações ou a combinação das duas:
a) realizar todos os objetivos durante todos os anos, buscando, ano a ano, níveis maiores de realização;
b) realizar completamente algum ou alguns dos objetivos em cada ano, buscando o nível máximo derealização dentro do ano.

PROJETOS E ROTINAS

Projeto é uma ação desencadeada dentro de um período de tempo determinado, geralmente para criar algo que não existia antes. Rotina é um conjunto de ações que se repetem continuamente, cuja duração é indefinida dentro da instituição.
Num plano de escola, por exemplo, é um projeto a organização e a realização de um curso de aperfeiçoamento para professores.Rotina é, por exemplo, o conjunto de tarefas necessárias normalmente para que aconteçam as aulas.
O que quero ressaltar é que numa escola, por exemplo, são mais importantes as rotinas do que os projetos: em primeiro lugar porque é na sala de aula e em outras rotinas escolares que acontece verdadeiramente a educação e, depois, porque a maior parte do tempo é gasta, justamente, nestas rotinas....
tracking img