Planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capa

1 Introdução
A sociedade moderna é cercada de organizações que por meio de suas atividades garantem a produção de bens e serviços destinados à satisfação das necessidades dos indivíduos. Estas organizações concorrem entre si com a finalidade não só de conquistar, mas, principalmente, de fidelizar clientes que estejam dispostos a consumir seus produtos, garantindo, assim, suasobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo.
O acirramento da concorrência e o aumento das turbulências ambientais, tornam extremamente árduas, a tarefa de comercialização, bem como todas as atividades da empresa, fazendo com que a gestão bem-sucedida de negócios dependa substancialmente da atividade de planejamento, que se configura como fator determinante da melhor combinação de todos oselementos organizacionais de modo a possibilitar o atingimento dos objetivos propostos.
Desta forma, objetiva-se com o presente relatório parcial, apresentar definições de planejamento, bem como os tipos existentes, ambos obtidos por meio de pesquisa bibliográfica, com a finalidade de destacar sua importância, como função administrativa que é, para a boa atividade empresarial.

2 Conceito dePlanejamento
Planejamento é definido como o processo de antecipar o futuro e determinar o curso de ação para a realização dos objetivos organizacionais. (COBRA, 2009, P. 40)
Na necessária interação com o meio ambiente no qual se inserem, as organizações deparam-se com uma gama de problemas internos e ameaças externas, controláveis e incontroláveis que afetam suas relações de troca e exigem a criação decondições para a rápida tomada de decisões no sentido de minimizar o efeito das turbulências externas e potencializar as oportunidades, a fim de obter vantagens competitivas e garantir o alcance dos seus objetivos.
Assim, devido à rapidez e à constância das alterações ambientais, constitui-se o planejamento, em uma atividade contínua e de vital importância para a sobrevivência e o desenvolvimentoempresarial, e que se aplica a todos os tipos de organizações independente do tamanho ou da finalidade a que se propõem.
Por tratar da definição de um curso de ação que possibilite às organizações atingirem seus objetivos, preconiza a utilização de estratégias, passando então a ser referenciado como planejamento estratégico, que de acordo com TAVARES (2000), significa técnica administrativa queobjetiva manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado ao seu ambiente, identificando oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos para o cumprimento de sua missão.
Outro aspecto a ser considerado, diz respeito às atribuições de responsabilidade entre os diversos níveis organizacionais (SEITZ, em eGesta – Revista Eletrônica de Gestão de Negócios, 2005, P. 91-126):Estratégico: Orienta o foco e a direção a ser seguida pela organização, adaptando-a ao ambiente de marketing, geralmente conduzido pela alta administração (Presidente, Conselho de Administração e Direção)
Tático administrativo: Atribuição dos escalões intermediários (Gerências), compreende a coordenação, planejamento, implementação e controle dos planos formulados em cada uma das áreas de competência, comvista ao cumprimento do direcionamento estratégico proposto no nível anterior.
Operacional: Implementação das ações necessárias ao cumprimento das decisões estratégicas definidas nos níveis anteriores.

2 Considerações Finais
Todas as definições apresentadas evidenciam de forma clara o grau de importância do planejamento estratégico para o sucesso empresarial. Não se pode pensar em boa conduçãodos negócios sem a utilização desta significativa ferramenta de gestão. Torna-se claro, também, que dada sua amplitude e seu grau de abrangência, configura-se em uma atividade complexa e de difícil desenvolvimento, motivo pelo qual a responsabilidade pela sua definição cabe geralmente a um grupo formado por profissionais de várias áreas.
Assim, pode-se, concluir que a função planejamento é...
tracking img