Planejamento e controle financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento e Controle
Planejamento: é a função administrativa que determina com antecedência as ações a serem executadas dentro de cenários e condições preestabelecidas para atingir os objetivos fixados. O planejamento é uma técnica que absorve as incertezas e aumenta as chances de sucesso do desempenho da empresa. Os princípios gerais de planejamento , são os seguintes:
a) Princípio dacontribuição aos objetivos: deve-se viabilizar a realização dos objetivos máximos da empresa, através da hierarquização dos objetivos estabelecidos, considerando-se a interligação entre eles;
b) Princípio da precedência: corresponde a uma função administrativa que vem antes das outras (organização, direção e controle);
c) Princípio da maior penetração e abrangência: o planejamento podeprovocar uma série de modificações nas características e atividades da empresa;
d) Princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade: o planejamento deve maximizar os resultados e minimizar as deficiências.

Geralmente, os objetivos são escolhidos pelos escalões superiores e os meios para atingi-los são fornecidos pelos escalões médios e inferiores da empresa. Portanto, na elaboração de umplano, deve-se contar com a participação de responsáveis pelas áreas envolvidas, pois a maioria dos aspectos envolvidos no planejamento é interdependente. Os planos devem ser revisados e ajustados periodicamente.
Planejamento pode ser resumido como sendo:
a) A determinação de objetivos ou metas de um empreendimento;
b) O estabelecimento prévio de ações a serem executadas;
c) Aavaliação dos recursos materiais, humanos, financeiro e tecnológicos existentes para usá-los eficientemente.

Níveis de planejamento
O planejamento pode ser classificado em três níveis:
* Planejamento Estratégico: é um planejamento de longo prazo, de responsabilidade dos níveis mais altos da administração, que procuram se antecipar a fatores exógenos e internos à empresa, geralmenterelacionados com as linhas de produtos ou mercados. Implica em tomadas de decisões complexas, pois envolve grande volume de recursos e as decisões estratégicas tomadas são de difícil reversibilidade, geralmente apresentando nível de risco expressivo. Exemplos: Compra de uma planta fabril, lançamento de novas linhas de produtos e etc.
* Planejamento tático: deriva do planejamento estratégico e tem afinalidade de otimizar determinada área de resultado e não a empresa toda. Tem um alcance temporal mais curto em relação ao planejamento estratégico e é implementado por níveis intermediários (gerência) da empresa. Por exemplo, a alta administração decide o lançamento de uma nova linha de produtos (decisão estratégica); cabe aos gerentes fazer com que a decisão estratégica vire realidade. Assim, sãoenvolvidas as áreas de produção, recursos humanos, finanças, marketing etc. para concretizar as decisões tomadas no nível estratégico.
* Planejamento operacional: tem a finalidade de maximizar os recursos da empresa em operações de um determinado período. A maximização dos recursos é feita distribuindo eficientemente os recursos nas áreas e no tempo, de modo que os seus resultados somados sejamos melhores possíveis. Geralmente, o planejamento operacional é feito para um exercício social, mas pode ser feito também para prazos mais curtos (um semestre, por exemplo) ou prazos mais longos (dois a cinco anos, por exemplo).

Controle: é a coordenação de meios e recursos para atingir os objetivos ou metas, monitorando o que foi planejado.
O controle é a etapa do processo de gestão, contínuae recorrente, que avalia o grau de aderência entre os planos e sua execução; analisa os desvios ocorridos, procurando identificar suas causas, sejam elas internas ou externas; direciona as ações corretivas, observando a ocorrência de variáveis no cenário futuro, visando alcançar os objetivos propostos.
Controle está intimamente ligado à função de planejamento, pois não haveria sentido fazer...
tracking img