Planejamento e controle de estoques

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento e Controle de Estoque.
Segundo Slack et al. (1997, p. 381), a definição de estoque seria: "O estoque é definido como a acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de transformação”.
O conceito de estoque é possivelmente claro para todos. Desde o começo de sua historia a humanidade tem usado estoques de diferentes recursos, como alimentos e ferramentas para apoiar suasobrevivência e desenvolvimento (GARCIA, 2006. Pag. 9).
A gestão de estoques é um conceito que está presente em praticamente todo o tipo de empresas, assim como na vida cotidiana das pessoas. Desde o início da sua história que a humanidade tem usado estoques de variados recursos, de modo a suportar o seu desenvolvimento e sobrevivência, tais como ferramentas e alimentos (GARCIA, 2006, p.9).
Nomeio empresarial, se por um lado o excesso de estoques representa custos operacionais e de oportunidade do capital empatado, por outro lado níveis baixos de estoque podem originar perdas de economias e custos elevados devido à falta de produtos. Regra geral, não é tarefa fácil encontrar o ponto ótimo neste Trade-off "Expressão que define uma situação em que há conflito de escolha. Ele secaracteriza em uma ação econômica que visa à resolução de problema mas acarreta outro, obrigando uma escolha. Ocorre quando se abre mão de algum bem ou serviço distinto para se obter outro bem ou serviço distinto"(GARCIA 2006, p.9).
O alastrar do numero de SKU's (Stock Keeping Units) "logística de armazenagem designada a diferentes itens de estoque", o aumento diferenciação de produtos, assim como dacompetição global, têm dificultado ainda mais essa tarefa. (GARCIA 2006, pag.9).
Saber qual tipo de estoque é o mais indicado para ser utilizado organização, talvez seja o primeiro passo, para definir ou Planejamento e Controle de Estoques adequados.
Para cada ramo atividade existe um tipo de estoque especifico que vai variar exatamente com o ramo de atividade empregado e a maneira que a empresadeseja administrar o mesmo.
* Estoque de produtos em processo:
Este tipo de estoques baseia-se essencialmente em todos os artigos solicitadas necessários à fabricação ou montagem do produto final, que se encontram nas várias fases de produção (Filho, 2006, p. 63).
* Estoque de matéria-prima e materiais auxiliares:
Nestes estoques encontramos materiais secundários, como componentes que irãointegrar o produto final. São usualmente compostos por materiais brutos destinados à transformação (Filho, 2006, p. 62).
* Estoque operacional:
É um tipo de estoque destinado a evitar possíveis interrupções na produção por defeito ou quebra de algum equipamento. É constituído por lubrificantes ou quaisquer materiais destinada a manutenção, substituição ou reparos tais como componentes ou peçassobressalentes (Filho, 2006, p. 63).
* Estoque de produtos acabados:
É o estoque composto pelo produto que teve seu processo de fabricação finalizado. Em empresas comerciais é chamado de estoque de mercadorias.
Usualmente são materiais que se encontram em depósitos próprios para expedição. São formados por materiais ou produtos em condições de serem vendidos (Filho, 2006, p. 63).
*Estoque de materiais administrativos:
É formado de materiais destinados ao desenvolvimento das atividades da empresa e utilizados nas áreas administrativa das mesmas, tais como, impressos, papel, formulários, etc. (Filho, 2006, p. 63).
* Estoque de segurança ou mínimo:
São as quantidades guardadas para garantir o andamento do processo produtivo caso ocorram aumento na demanda do item por partedo processo ou atraso no abastecimento futuro (Cabral, 1998, p. 265).
Os estoques de segurança impedem que ocorram problemas inesperados em alguma fase produtiva interrompendo as atividades sucessivas de atendimento da demanda. A existência de estoques de segurança em uma unidade fabril, evita que o processo produtivo pare em caso de uma avaria, alimentando as máquinas subseqüentes durante a...
tracking img