Planejamento urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO URBANO

Antonio Carlos de Camargo Monteiro

Prof.ª ANDRÉ BAZZANELLA

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

(GED 0351) – Trabalho de Graduação 15/06/2010

RESUMO

Este estudo visa analisar o planejamento urbano, visto que, tem sido considerado um dos desafios enfrentados pela administraçãopública atualmente. A administração pública é uma das responsáveis pelo planejamento urbano municipal. Cabe a ela, fomentar e implementar políticas públicas que venham a ser benéficas no que tange à questão do planejamento urbano. A busca por um ambiente equilibrado, faz parte das políticas de planejamento urbano. Essas políticas são formas de se buscar atingir objetivos relacionados ao planejamentourbano e que favorecem a população, às empresas, às indústrias e o meio ambiente, visando o desenvolvimento de maneira sustentável. As diretrizes que regulam esta área são fundamentais para proporcionar um ambiente onde todos possam compartilhar de qualidade de vida, juntamente com o progresso, o crescimento e desenvolvimento das cidades, algo necessário para a busca de melhorias dos aspectossocioeconômicos e ambientais.

Palavra-chave: Administração Pública. Política Urbana. Planejamento Urbano.

1. Introdução

O planejamento constitui-se numa etapa fundamental dentro da área pública ou privada. É através dele que são realizadas diversas ações e atividades. Tudo aquilo que envolve planejamento, tem maiores chances de obtenção de sucesso.
Neste sentido, o planejamento urbano éfundamental para os municípios e para as cidades. É através dele, que se torna possível construir um espaço organizado, direcionando áreas para empresas, indústrias, residências, entre outras.
A cidade é quem decide o seu futuro. O uso inteligente do espaço, a escolha de materiais que sejam adequados à sua realidade é que, através dessa adequação, contribui para a preservação de energia,dos recursos naturais e, sobretudo, para o conforto dos moradores. Essa tendência tem sido muito utilizada em políticas e programas de desenvolvimento de muitos países. Assim, o planejamento urbano, é uma ferramenta extremamente necessária nos dias de hoje. Logo, cabe aos gestores públicos municipais o melhor uso destas políticas, buscando resultados que atendam as mudanças do ambiente ao qual estãoinseridos.
Aliado a este planejamento, outra questão importante está relacionada à sustentabilidade. A partir de um planejamento bem elaborado, os municípios devem promover meios de tornar seu território um espaço sustentável, que permita este uso consciente e harmônico com o meio ambiente.
Com o objetivo de analisar a importância do planejamento urbano nos municípios, busca-seainda, apontar algumas das características da administração pública, da política urbana, do planejamento urbano, dos serviços públicos municipais e da sustentabilidade urbana.
Logo, como planejar o meio urbano de maneira sustentável?

2. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A administração Pública constitui-se numa área no qual atua no gerenciamento dos serviços públicos, visando o atendimento dedemandas e necessidades da população. Assim, se diferencia da área privada, pois seu objetivo principal é prestar serviços aos munícipes, em áreas como saúde, educação, lazer, segurança, habitação, abertura de vias, pavimentação, obras, serviços de transporte, coleta de lixo, saneamento, entre outras, fazendo parte das políticas públicas municipais, estaduais ou federais.
De acordo com Bernardi(2009), a administração pública é representada por um conjunto de órgãos e entes estatais, que atuam na produção de serviços, bens e utilidades visando atender à população. Estas atividades ocorrem no âmbito municipal, que prestam apoio aos poderes políticos.
Ainda, de acordo com Bernardi (2009, p. 208) “Entendemos normalmente por administração pública o Poder Executivo, o governo propriamente...
tracking img