Planejamento urbano do municipio de porto velho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Tecnologia em gestão ambiental

Patrícia de lira sampaio

planejamento urbano do município de porto velho

Porto velho-ro
2012

Patrícia de lira sampaio

planejamento urbano do município porto velho

Trabalho apresentado ao Curso (tecnologia em gestão ambiental)da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.para a disciplina Introdução a gestãoambiental;Ecologia aplicada e gestão da biodiversidade;Quimica ambiental;Geologia;Geomorfologia ambiental.

Prof.Cristina célia krawulski;Willian luiz da cunha;Kênia zanetti;Ewerton de oliveira pires.

Porto velho
2012

Resumo.
Neste texto iremos aborda alguns projetos elaborados para o município de porto velho-ro pelo SEMA (secretaria municipal do meio ambiente).

Palavras chave: Semaporto Velho; arborização de porto velho;projetoa ambientais porto velho.

Introdução.
A secretaria municipal do meio ambiente (SEMA), atuante no município de porto velho vem desenvolvendo projetos como arborização em vias publica e escola verde, no intuito de amenizar a falta de arvores nativa dentro da cidade e de embelezar nosso município e com isso trazer alguma informação para a população.
ASEMA está em processo de mudanças a pouco tempo começou a fiscalizar queimadas e outros eventos que sejam prejudiciais ao meio ambiente e está se firmando como um órgão de grande poder ambiental e policial.

Criação e objetivos.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMA, criada pela Lei Complementar Nº 119 de 30 de abril de 2001, é o órgão executivo do Sistema Municipal de MeioAmbiente, tendo por finalidade coordenar, controlar e executar a política municipal de proteção, controle e restauração do meio ambiente e a educação ambiental.

O ano de 2011 foi de grandes mudanças para a SEMA, sendo uma delas a reestruturação da Secretaria, que modificou alguns cargos e funções a fim de prestar um melhor serviço a sociedade. A Secretaria hoje se divide em níveis hierárquicos,começando pelo secretario e secretario adjunto, seguido pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), Assessoria Técnica (ASTEC), uma Coordenadoria que gerencia dois departamentos que executam três serviços essenciais sendo eles o Licenciamento, a Fiscalização e o Monitoramento. Existem ainda mais dois departamentos, o de Proteção e Conservação Ambiental (DPA) e o de Gestão de Politicas PublicasAmbientais (DGA).A SEMA não dispõe de nenhuma entidade financeira que venha custear seus projeto ela apenas dispõe da ajuda da prefeitura de porto velho que repassa recursos para projetos na qualidade de vida e do meio ambiente.

No município de porto velho atualmente existe um projeto principal que está sendo realizado, e o projeto PRAD (programa de recuperação de áreas degradadas) que visana arborização do município de porto velho e de outros do nosso estado.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), no intuito de estabelecer um vinculo com os munícipes, criou no final de 2009 o Programa “Disque Plante uma Árvore”, que disponibilizam mudas de espécies variadas provenientes da produção do viveiro municipal localizado no Parque Natural Municipal de Porto Velho, além de doaçõesfeitas pelos parceiros. As mudas podem ser solicitadas através do numero 0800647 5445. Apos a visita de um técnico da SEMA, para a vistoria do local do plantio, serão observados os obstáculos físicos como a rede elétrica e tubulação de esgoto, entre outros. A partir desta etapa, o responsável técnico indicara a espécie adequada para a área, e o mesmo fornecera as orientações de como cuidar emanter a arvore em bom estado.
A prefeitura de Porto Velho oficializa cinco convênios com associações de produtores rurais para construção de viveiros de plantas regionais. Cada um deles terá a capacidade para 100 mil mudas que serão utilizadas na recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) degradadas, localizadas nas propriedades rurais. Os convênios fazem parte do projeto “Produtor...
tracking img