Resenha do filme daens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme Daens, é passado no norte da Bélgica, no momento em que estava acontecendo a Revolução Industrial.
A história do filme se passa em torno da vida dos trabalhadores de uma fábrica de tecidos,tendo como ponto principal as imagens de mulheres e crianças que trabalhavam e percebiam salários muito baixos e viviam em estado de miséria.
Com a chegada do Padre Daens, um revolucionário, quechegou na cidade e ficou revoltado com a situação que as pessoas viviam, começou a escrever no jornal católico da cidade, artigos contra a política e o sistema de trabalho da época, fazendo assim, quedespertasse na população a coragem para lutar pelos seus direitos.
Nesta época, milhares de camponeses mudaram para as cidades em busca de emprego nas fábricas, fazendo assim, desenvolver, então umaoposição social: de um lado os empresários industriais, donos dos meios de produção das fabricas, e de outro, os operários urbanos, trabalhadores assalariados das industrias.
Para que os empresáriostivessem lucro alto, explorava o máximo da mão de obra, e pagava-se salários baixos, obrigando-se assim, para conseguir sobreviver, que os filhos e mulheres também trabalhassem desta mesma forma, naindústria têxtil, como demonstrado no filme.
Os trabalhadores laboravam pelo período de mais ou menos 15 horas por dia, as instalações das indústrias era prejudicial à saúde, a falta de experiênciacom as máquinas acabava fazendo vitimas fatais em acidente de trabalho.
Com os ideais inseridos pelo Padre Deans, a sociedade passou a se mexer, e acabou gerando conflitos entre operários eempresários, tendo até alguns grupos de operários invadindo as fabricas e destruindo as máquinas, pois eles achavam que as máquinas que tinham culpa pelo o que estava acontecendo.
Com a ajuda do Padre, apopulação aos poucos começou a perceber que a luta do movimento operário não deveria ser dirigida á maquina, mais contra o sistema de injustiças criado pelo capitalismo industrial.
Criaram então, as...
tracking img