Planejamento textual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERPRETAÇÃO E ELABORAÇÃO TEXTUAL

- MATERIAL DE APOIO -





PROFESSOR: ROBERTO EDSON GALLETTI



2011






















PLANEJAMENTO TEXTUAL


| |
|OBJETIVO: TRABALHAR ALGUMAS PRÁTICAS E EXERCÍCIOS COM A FINALIDADE DE CRIAR OHÁBITO DE PLANEJAR OS TEXTOS ANTES DE REDIGI-LOS. |


O QUE FAZER ANTES DE ESCREVER NOSSOS TEXTOS?


Redigir bem um texto é uma atividade que depende de uma série de quesitos tais como: leitura contínua de outros textos, habilidade para propor discussões sobre o que lemos e/ou vivenciamos no mundo, um necessário cuidado com as normas da língua culta, entre tantos outros. Entretanto, antesmesmo de passarmos para a redação de um texto – seja ele de qualquer tipo – precisamos necessariamente de um momento de reflexão sobre o que iremos escrever. É quase impossível iniciar um texto sem antes pensarmos, por exemplo:


• no assunto a ser desenvolvido;
• numa possível delimitação desse assunto;
• no nosso ponto de vista sobre o assunto a ser desenvolvido;
• naescolha dos argumentos/idei as que vão sustentar nossos pontos de vista no texto;
• na conclusão a que chegaremos com as nossas ideias desenvolvidas.


Sendo assim, percebemos que antes de escrevermos precisamos PLANEJAR O NOSSO TEXTO, a fim de que consigamos nos comunicar por escrito de forma clara, coerente e competente. Nesse nosso planejamento textual, não devemos nos esquecer de que oRASCUNHO e a REESCRITA são ótimos e necessários procedimentos que nos auxiliam no momento da produção textual. Jamais entregue um trabalho (um texto) sem antes rascunhá-lo para depois passá-lo a limpo e, se for necessário, reescreva-o para afinar melhor as suas ideias.


É sempre pertinente sabermos para quem vamos escrever, pois dependendo de quem seja nosso interlocutor e o objetivo do queescreveremos, devemos tomar alguns cuidados. Se o nosso objetivo é apenas um bilhete para um amigo íntimo, podemos ficar mais “à vontade” para escrever; entretanto, se temos de cumprir uma tarefa mais formal como um relatório para nosso diretor da empresa, uma monografia de final de curso, uma prova dissertativa, uma carta para o jornal etc., temos que cuidar melhor da forma como redigimos.SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO DO NOSSO TEXTO:

É importante salientar que não há uma receita pronta e definitiva a ser ensinada para redigir bons textos. Escrever é sem dúvida uma atividade que depende de esforço e de contínuo exercício. Contudo, algumas dicas podem nos ajudar a aprimorar esse trabalho. A grande dica pode ser justamente planejarmos o que vamos escrever. Vamos ler o textoseguinte tentando observar como ele foi construído/planejado:


A COISIFICAÇÃO DA VIDA HUMANA
(texto de André Petry – fonte desconhecida)

No dia 12 de abril, apareceu um policial carregando um cadáver num carrinho de mão, na favela da Rocinha. Parecia que transportava tijolos, sacos de cimento, entulho, qualquer coisa, menos um ser humano. Cinco dias depois, um cadáver, provavelmenteresgatado do mar, ficou pelo menos três horas jogado nas areias da Praia de Copacabana. A maioria dos transeuntes dava uma olhada no corpo, meio de longe, apenas para satisfazer a curiosidade, mas sem sinais de comoção. Em seguida, veio a rebelião no presídio de Urso Branco, em Porto Velho, capital de Rondônia, onde os rebelados mataram desafetos aos olhos da plateia que se concentrava diante daprisão. Num espetáculo de horror, resolveram decapitá-los, esquartejá-los. Deceparam pés e pernas e braços e cabeças. Do alto do telhado do presídio, como que desfraldando a bandeira da vitória, jogaram os membros no pátio interno da prisão.
O que existe de comum entre esses três acontecimentos é um dado estarrecedor: o processo de desumanização, de coisificação da vida humana. Em Copacabana,...
tracking img