Planejamento territorial de cidades de pequeno porte – o caso de pinhalzinho – sc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As cidades de pequeno porte não tem tido um enfoque prioritário nas pesquisas, por serem menos complexas que as análises de grande e médio porte. Isso tem resultado em deficiências de referênciastanto teóricas como metodológicas e em planejamentos urbanos e planos diretores genéricos para estas cidades. Um exemplo disso é Pinhalzinho que possuindo particularidades do estilo de vida do interior,com os seus 16.335 habitantes, é classificada como uma cidade de pequeno porte. Colonizada devido ao cultivo de terras e a extração de madeira, as características de ocupação do território trouxeramgraves conseqüências para a questão ambiental, por causa do desmatamento predatório.
Com uma expansão urbana desordenada a cidade vem sofrendo prejuízos econômicos e ambientais, sendo assim serápossível o desenvolvimento de diretrizes de crescimento e ordenamento territorial que valorizem a identidade e qualidades ambientais, culturais e sociais da cidade. Um município formado por fragmentos foiclassificado em matriz, elemento predominante na paisagem, toda a área de uso antrópico, rural ou urbano. As manchas, superfícies homogêneas não lineares, considerados pequenos fragmentos de vegetaçãoremanescente na zona rural, nativa ou de reflorestamento e por ultimo os corredores, forma estreita e longa, e se difere ao longo do curso d’água.
A estrutura da paisagem natural nas áreas ruraisse encontra bem degradada, então para isso o governo municipal propõe manutenção dessas manchas, tanto nativas quanto de reflorestamento. Devido às atividades agrícolas e pecuárias e a ausência desaneamento ambiental, parcela dos mananciais hídricos do município encontra-se contaminada. As áreas de preservação permanente urbanas estão degradadas e insuficientes, principalmente as matas ciliares. Apartir disso vem sendo elaborado um plano diretor participativo para a preservação permanente urbana ao longo dos córregos e nascentes, e a preocupação com a geração de espaços livres nos novos...
tracking img