Planejamento para controle gerencial doprocessos de implantação e melhoria contínuade sistemas de gestão da qualidade em uma empresa do setor da construção civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO PARA CONTROLE GERENCIAL DOPROCESSOS DE IMPLANTAÇÃO E MELHORIA CONTÍNUADE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL


VLADIMIR BORGES M. GONÇALVES FILHO


VLADIMIR_FILHO@HOTMAIL.COM

UNIVERSIDADE GAMA FILHO





RESUMO



Este trabalho tem por objetivo o planejamento do sistema de gestão da qualidade de uma empresa do setor daconstrução civil. Para tanto, utilizou-se parte de uma metodologia de planejamento e controle gerencial da qualidade, a qual se fundamenta nos dois primeiros processos da trilogia Juran – o planejamento e o controle da qualidade, nas características de um sistema de gestão da configuração e nas normas de gestão da qualidade. O instrumento resultante deste trabalho, denominado plano de açãogerencial (PAG de uma empresa fictícia denominada XYZ), visa permitir que a alta administração e o nível gerencial da empresa possam controlar os processos de implantação e melhoria contínua das ações para a qualidade, planejadas no ciclo de vida de suas obras rodoviárias.





ABSTRACT


The purpose of this course conclusion work is the structural planning of the management system of thequality function in a construction company. To do so, it was used part of a quality management plan and control methodology, based on the two first steps of the Juran trilogy – the planning and the quality control, in the characteristics of the configuration management system and in the quality management norms systems. The resulting instrument of this work, named management action plan (PAG froma fictitious company named XYZ), aims to allow the company high administration and the management level, to control the quality actions implantation and continuous improvement process, planned in the life cyc1e of their road enterprises.














1. INTRODUÇÃO


Este trabalho tem por objetivo a elaboração de um instrumento para controle gerencial dos processos deimplantação e melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade de uma empresa do setor da construção civil. Este instrumento, denominado Plano de Ação Gerencial – PAG, foi desenvolvido com base em uma metodologia de planejamento estruturado que se fundamenta nos processos da Trilogia Juran, nas características de um sistema de gestão da configuração e nas normas de sistema de gestão da qualidadedefinidas pela alta administração da empresa como metas estratégicas da qualidade.
Nas empresas do setor da construção civil as questões relacionadas à área da qualidade são amplamente discutidas no âmbito do Programa Municipal da Qualidade em Obras de Pavimentação, Obras de Arte Especiais e Obras de Drenagem Urbana – Programa QUALIPAV-RIO. Este programa municipal se constitui no espaço departicipação e colaboração das empresas fornecedoras de materiais e serviços de execução de obras viárias da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, em função da política da qualidade definida pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos – SMO, no sentido de melhorar continuamente o processo de contratação e implantação das obras, assim como assegurar a qualidade dessas obras.
OPrograma QUALIPAV-RIO está alinhado e segue as diretrizes estabelecidas pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade na Construção Habitacional – PBQP-H, bem como se encontra em harmonia com o Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - SINMETRO.
Com a contribuição das empresas construtoras, foi elaborado o Plano Setorial da Qualidade – PSQ, obedecendo asdiretrizes da estrutura de seqüência proposta pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade na Construção Habitacional – PBQPH-SIQ, versão de 04/02/2000, que estabelece os compromissos relacionados com a garantia da qualidade das obras de pavimentação, obras de arte especiais e obras de drenagem urbana.
O Sistema de Qualificação de Empresas de Serviços de Obras – SIQ tem como...
tracking img