O mundo das algas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

1 INTRODUÇÃO

1.1 ALGAS – CARACTERÍSTICAS GERAIS

As algas são organismos pertencentes ao reino vegetal que compreendem um grupo muito diverso de organismos fotossintetizadores (SOUTH; WHITTICK,1987). São classificadas como talófitas, isto é, plantas inferiores, por apresentarem uma estrutura simples não vascularizada com ausência de raiz, caule e folhas. Suas estruturas reprodutivas sãodesprotegidas (Crytogâmia), produtoras de esporos e desprovidas de sementes e flores (LEE, 1989). As algas podem ser procarióticas ou eucarióticas, pluricelulares ou unicelulares, apresentando similaridade em muitos aspectos comuns com as plantas superiores, como por exemplo a composição de seus carboidratos de reserva, proteínas e pigmentos fotossintéticos. Possuem a clorofila “a” como seupigmento fotossintético primário (VAN DEN HOEK et al., 1989). Outros tipos de clorofila, como os carotenóides (β-caroteno e fucoxantina), a ficocianina e a ficoeritrina apresentam uma distribuição mais limitada nas algas, funcionando como pigmentos acessórios (SOUTH; WHITTICK, 1987). As algas apresentam uma ampla distribuição geográfica, podendo ser encontradas em praticamente todas as condiçõesambientais da Terra, desde solos férteis a desertos quentes e frios. Entretanto, são nos ambientes aquáticos, tanto marinho quanto em águas continentais, que encontramos maior prevalência das microalgas (LEE,1989). Nos ambientes aquáticos as algas desempenham um papel central na base da cadeia alimentar, na qual funcionam com produtores primários, produzindo matéria orgânica e dióxido de carbono, alémde servirem como fonte de oxigênio, necessários para o metabolismo dos consumidores (LEE,1989).

1.2 MICROALGAS

Nos oceanos, as pequenas células fotossintetizantes e pequenos animais suspensos unem-se, formando o plâncton. A palavra “planktos” origina-se do grego e designa “o que flutua livremente”.

2

O plâncton animal (plâncton heterotrófico ou zooplâcton), assim como alguns pequenospeixes, nutrem-se do fitoplâncton, desta forma, as algas planctônicas ou fitoplâncton constituem o início da cadeia alimentar para todos os organismos heterotróficos que habitam os oceanos (RAVEN,1996). Além disso, dentro desses ambientes aquáticos as microalgas desempenham um papel relevante sendo responsáveis por mais da metade da atividade fotossintética de toda Terra (PELEGRIN, 2001). Dessamaneira, o fitoplâncton, que é freqüentemente chamado “grande pasto marítimo", pode ser comparado aos campos terrestres, servindo como fonte de alimento para organismos heterotróficos (RAVEN,1996). Os estudos sobre microalgas apesar de não serem recentes, foram sempre limitados a poucos grupos e carentes de trabalhos adicionais para avaliação do potencial nutricional e comercial das microalgas (DEPHILIPIS et al., 1993). Atualmente, destaca-se o estudo bioquímico, principalmente, devido ao interesse comercial dos produtos derivados do seu metabolismo. Investigações

farmacológicas dos metabólitos produzidos por várias espécies de microalgas mostraram diversas atividades biológicas, entre elas, atividade antibiótica para a microalga Phaeocystis sp, atividade antiviral em cianobactérias eatividade antioxidante nas microalgas Dunalliela primolecta e Haematococcus pluvialis (PELEGRIN, 2001). Assim sendo, o conhecimento químico dos produtos gerados pelo metabolismo das microalgas é de fundamental importância, tanto para uma possível utilização desses metabólitos em aplicações farmacológicas, nutricionais, entre outras. E também, para o entendimento da fisiologia e ecologia dasmicroalgas, no qual podemos citar o interesse em esclarecer a possível relação entre a toxicidade e os produtos gerados pelo metabolismo de algumas espécies de microalgas tóxicas e/ou nocivas, uma vez que tais algas causam problemas ambientais graves tendo, portanto, grande importância ecológica.

1.2.1 Divisões e classes das microalgas

As microalgas são organismos unicelulares que podem apresentar...
tracking img