Planejamento logistico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VI SEMEAD ENSAIO
OPERAÇÕES E PRODUÇÃO










PLANEJAMENTO LOGÍSTICO: UMA FERRAMENTA PARA O APRIMORAMENTO DO NÍVEL DE SERVIÇO.





Fabiano Giacobo, Mestrando Engenharia de Produção.

Universidade Federal de Santa Maria – Centro de Tecnologia – PPGEP.


Campus Universitário, Sala 305 – Santa Maria – RS – Brasil, CEP-97105-900 – Fone (55) 219-4452/9981-1415.E-mail: giacobo01@via-rs.net


Paulo Sérgio Ceretta, Prof. Doutor do Departamento de Ciência Administrativa.

Universidade Federal de Santa Maria – Centro de Ciências Sociais e Humana - CCSH


Rua Floriano Peixoto 1184, Sala 502 – Santa Maria – RS – Brasil, CEP 97015-372 – Fone (55) 225-2334.


E-mail: ceretta@smail.ufsm.br













PLANEJAMENTO LOGÍSTICO: UMAFERRAMENTA PARA O APRIMORAMENTO DO NÍVEL DE SERVIÇO.



Resumo:

Este artigo caracteriza-se por ser um estudo teórico que visa contribuir com a literatura sobre planejamento logístico e nível de serviço a ser oferecido aos clientes. O estudo tem como público alvo, tanto executivos quanto acadêmicos que estejam engajados na árdua tarefa da busca de vantagem competitiva, para que as empresas possamcompetir com sucesso numa economia cada vez mais globalizada. Pretende-se que, ao final do artigo, o leitor tenha aprimorado sua capacidade de avaliar e sugerir recomendações úteis que venham a colaborar com as atividades empresariais na definição do nível de serviço, dentro do contexto do planejamento logístico.

Palavras chaves: Planejamento Logístico; Serviço ao Cliente.


INTRODUÇÃO

Nomercado altamente competitivo, onde as inovações e as mudanças ocorrem de forma acelerada, a existência de consumidores exigentes, com diferentes necessidades a serem atendidas, faz com que as empresas busquem novas formas de gestão de seus negócios em direção a fidelização dos seus clientes. Naturalmente, juntamente com a busca da satisfação de seus clientes, as empresas não devem esquecer deoferecer um retorno satisfatório para o capital investido pelos acionistas, garantindo assim, a sua permanência no negócio. Desta forma, a empresa estará aumentando suas chances de se manter no mercado ao qual está inserida, e também, tendo melhores condições de enfrentar seus concorrentes.

Portanto, desenvolver estratégias que norteiem a empresa é um fator de extrema importância para a suamanutenção no mercado. O processo de desenvolvimento de estratégias exige a participação de todo corpo gerencial da empresa, além disso, é importante contar com o apoio de bons estrategistas que, de certa forma, fornecerão uma base sólida no desenvolvimento das atividades.

Day (1999) apontou que a determinação de estratégias tem por objetivo buscar vantagens competitivas sobre os concorrentes e tambémmanter as vantagens já existentes. Para Porter (1999), o gestor, no esforço de melhor posicionar a empresa no ambiente, ou buscando influenciá-lo a favor da empresa, deve conhecer e compreender os fatores ambientais predominantes no contexto. É importante salientar que o mercado não é algo fixo, mas sim, um ambiente onde as mudanças ocorrem de forma rápida, exigindo da empresa estratégias flexíveispara aumentar a possibilidade de alcançar o desempenho esperado.

Atualmente, uma atividade que está em evidência no âmbito empresarial é a do transporte que, simplificadamente, consiste na tarefa de se levar mercadorias de um lugar para outro. Esta atividade é o mecanismo que aproxima indústrias, comerciantes e clientes, envolvendo elementos importantes como preço do serviço, pontualidade daentrega, condições físicas dos bens entregues, entre outros. Geralmente, estes elementos são os levados em consideração pelos clientes no momento da definição de qual empresa se tornará parceira para o desenvolvimento dos serviços de transporte.

No Brasil, observa-se que o mercado de transporte está em pleno processo de reestruturação em virtude da globalização e da abertura do mercado. Como...
tracking img