Planejamento individual como diferencial competitivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Para Araújo (2008, p. 13) o século XXI, é marcado por expressões como concorrência acirrada, globalização e instabilidade, fatores cada vez mais presentes no mundo dos negócios, ouseja, uma nova realidade que se estabelece no mundo corporativo.

Sendo assim, esta realidade influência a cultura da organização, à medida em que cada vez mais as empresas têm a necessidade deadaptar-se à realidade do ambiente externo em pouco tempo, sendo forçadas, por vezes, a tomar decisões rápidas e a ultrapassar os obstáculos que são formados a cada segundo.

As organizações sãocompostas pessoas dotadas de habilidades e conhecimentos, considerados os maiores fatores competitivos destas, o que não é novidade, já que, desde a abordagem comportamental, pela qual se começou a verificartal importância, o ser humano passou a ocupar um espaço extraordinário nos estudos organizacionais, sendo considerado sua peça-chave.

Desta forma, este cenário faz com que as peças-chave dasorganizações tenham que se adaptar a esta nova realidade cheia de inseguranças e incertezas, ou seja, as pessoas serão as responsáveis por todo este processo de adaptação da cultura organizacional.Ainda para o autor o recurso mais importante deixou de ser o capital financeiro para ser o capital intelectual, baseado no conhecimento. O recurso vital na atualidade não é mais o dinheiro, mas oconhecimento. O capital financeiro guarda sua importância relativa, mas depende totalmente do conhecimento sobre como aplicá-lo e rentabilizá-lo. O conhecimento ficou na dianteira de todos os recursosorganizacionais, pois eles passaram a depender do conhecimento. Para o autor os recursos são estáticos, inerentes e dependentes da inteligência humana que utiliza o conhecimento. O conhecimento é criado emodificado pelas pessoas e é obtido através da interação social, estudo, trabalho e laser.

1.1 Objetivos

1.1.1 Objetivo Geral

O objetivo desta monografia é apresentar o planejamento de...
tracking img