Planejamento estrategico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



A implantação de planejamento estratégico é muito importante para que uma organização se desenvolva em busca do sucesso e se destaque no mercado em que atua. Essa afirmativa será explorada e estudada no contexto dessa dissertação.

O assunto dissertado no primeiro capítulo se refere à presença do planejamento em uma empresa, o que é de suma importância, pois este tem a funçãode definir de forma antecipada quais são as necessidades para o alcance dos objetivos. A organização se divide em três níveis, institucional, intermediário e operacional, em cada um desses níveis é aplicado um planejamento com abrangência específica, sendo estes, sucessivamente, o estratégico, o tático e o operacional.

O segundo capítulo mostra que o planejamento estratégico é um instrumentoutilizado pela administração, este é abrangente da organização como um todo, ou seja, deve envolver e mobilizar todos os setores da empresa onde esta sendo implantado. É estabelecido a longo prazo e seus objetivos são voltados para a tomada de decisão, visando o desenvolvimento atual e futuro da organização.

No terceiro capítulo, será abordada a importância de uma minuciosa análise do ambienteorganizacional, tanto do interno, identificando suas forças e fraquezas, como do externo, identificando as oportunidades e ameaças. Serão mostradas ferramentas que auxiliam na elaboração dessa análise, como identificação dos stakeholders, elaboração da matriz SWOT e avaliação com base nas Forças de Porter.

O planejamento estratégico é elaborado a partir da identificação do negócio através de umaanálise de portfólio pela matriz BCG, da definição da visão, da missão e dos objetivos. Utilizando como base a analise do ambiente organizacional e também a análise dos recursos disponíveis, para que assim, sejam definidas as ações estratégicas que posteriormente serão aplicadas através dos planos táticos e operacionais. Sendo necessário estabelecer meios de controle para manter o desenvolvimentoatravés do planejamento estratégico. Este assunto será visto no capítulo quatro.

Esse trabalho foi elaborado com objetivo de mostrar que o planejamento estratégico deve ser utilizado por todas as organizações como uma ferramenta de gestão eficiente e eficaz, com a visão de atingir os objetivos da empresa e proporcionar seu desenvolvimento.




















1. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO




Oplanejamento constitui a primeira função da organização. Dentro de um processo administrativo planejar é muito importante, tendo em vista permitir a fixação da direção de trabalho e evolução de uma organização.

Os administradores necessitam do planejamento para identificar como devem organizar as pessoas e os recursos, mesmo não tendo uma exata idéia sobre o que realmente precisa ser organizado. Anecessidade de planejar surge como forma de identificar, correlacionar, analisar e avaliar, organizando todas as variáveis envolvidas nos processos decisórios.


1.1. O que é planejamento


O planejamento é um elemento administrativo que tem a função de determinar, antecipadamente, as metas da organização, definindo quais serão as técnicas necessárias e por quem elas serão empregadas, para que assim,se torne possível o alcance dos objetivos.



Lopes (1976: 03) da à seguinte definição:


“O planejamento do ponto de vista empresarial consiste, no seu sentido mais lato, em um processo que estabelece objetivos, define linhas de ação e planos detalhados para atingi-los e determina os recursos necessários à consecução dos mencionados objetivos”.

Após a determinação da idéia doque se pretende realizar ou da fixação do objetivo, inicia-se o planejamento. Que deve ser permanente, flexível e aplicável tanto para atividades em funcionamento quanto para aquelas que ainda não funcionam. Sempre voltado para o futuro o planejamento é um processo permanente e continuo.

Com o desígnio de atingir determinados objetivos, que podem ser a curto, médio e longo prazo, em um espaço...
tracking img