Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do filme: A ONDA

Autocracia literalmente significa a partir dos radicais gregos autos (por si próprio) e kratos (poder), poder por si próprio. É uma forma de governo na qual há um únicodetentor do poder. Pode ser um líder, um comitê, uma assembléia... O governante tem controle absoluto em todos os níveis de governo sem o consentimento dos governados.
O longa-metragem “A Onda” descrevemuito bem a definição de autocracia acima citada. O filme, alemão, baseado em fatos reais, de 2008, relata a história de um professor, que no início do filme dar a entender que o mesmo é anarquista,ou seja, uma pessoa contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita, preconiza os tipos de organizações libertárias baseada na livre associação.
No filme durante umdeterminado período do ano letivo do colégio, o professor terá que ministrar uma aula durante uma semana sobre autocracia, matéria totalmente contraria à sua ideologia. No início o mesmo ao observar odesinteresse da turma resolve realizar uma dinâmica colocando em prática a definição de autocracia, ou seja, o professor é eleito como o governo, melhor dizendo o líder e a turma os governados. Os governadosterão que obedecer as regras do líder.
No decorrer dos dias esse grupo acabar se unido cada vez mais, e o interessante é que dentro desse grupo há pessoas totalmente diferentes entre si, muitos comideologias diversas, mas que com o tempo os mesmos observam que essas diferenças poderão deixar de existe a partir do momento que tornam-se atrelados, com nome, regras, fardamentos, ou seja, acabampercebendo que dentro do grupo não existe alteração, todos são iguais. Mas é exatamente neste ponto que entra o maior erro da autocracia, porque a idéia é interessante, no começo parece um paraíso, maseste grupo acaba pensando que são maiores e melhores que outros, onde o que não entra, não participa e não se veste igual aos demais se torna diferente ou excluído.
No filme, assim como na vida real,...
tracking img