Psicomotricidade atividades para uma aula de educação física

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. ORIENTAÇÕS NECESSÁRIAS PARA UMA ATIVIDADE SEGURA.

Antes da execução da atividade deve haver um breve aquecimento e em seguida um breve alongamento, isso se faz necessário para a preparação do corpo para receber exercícios físicos variados, para assim haver um melhor aproveitamento. Relativamente aos exercícios de alongamentos é necessário ter alguns cuidados, o alongamento deve ser feitoantes de iniciar qualquer atividade física e, no final delas. Ele ajuda a prevenir lesões nos músculos e tendões, evita dores musculares e aumenta a flexibilidade. Os exercícios de alongamento devem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade, a qualquer hora, e não requerem equipamento especial, nem treinamento prévio.
É importante fazer os alongamentos de manhã, antes e depois da práticaesportiva, durante uma atividade física estressante ou quando sentir seus músculos com mais tensão.
Além do alongamento, outro ponto importante antes de fazer um exercício físico é aquecer o corpo. Com essa etapa, você consegue obter um maior rendimento e evitar futuras lesões.
A duração do aquecimento depende da intensidade da atividade física que você vai praticar. Quanto mais intensa, maior operíodo de aquecimento.
Normalmente o tempo dedicado é de 10 ou 15 minutos. Pronto agora você já pode começar sua atividade psicomotora.

2. JOGO PINGA BOLA

* Cronograma: 2h.

* Tema: Jogos com bolas

* Titulo: Pinga-bola

* Objetivos:
Desenvolver a concentração;
Desenvolver a cooperação;
Estimular o esporte como recreação;
Desenvolver a atenção e habilidadesmotoras.

* Recursos: bolas de borracha, bolas de tênis de campo, bolas de pingue-pongue, cordas.

* Procedimentos:

Preparação: desenhar uma linha na sala ou local onde o jogo será realizado. Os jogadores se espalham pelos dois lados da linha, em grupos de mesmo número de jogadores se for possível.
Alguém joga a bola para cima e, com a raquete ou com a mão, joga-a para o outro lado dalinha. O outro lado da linha deve deixar a bola quicar uma vez no chão e depois rebater a bola de volta para a outra equipe. As duas equipes devem jogar em cooperação, pois se a bola cair no chão as duas equipes perdem. Este é um jogo para diversão e recreação. Podem-se determinar novas regras de acordo com o nível da turma para pontuação ou tempo.


Jogo Pinga – Bola (materiais)3. JOGO JOGA E PEGA

* Cronograma: 2h.

* Tema: Jogos com bolas

* Titulo: Joga e Pega

* Objetivos:
Desenvolver a cooperação;
Desenvolver a agilidade;
Desenvolver a atenção;
Estimular a coordenação motora ampla.

* Recursos: bolas de borracha, bolas de tênis de campo, saquinhos de areia.

* Procedimentos:

Preparação: marcar o chão com duas linhas deaproximadamente 1 metro de comprimento, a 3 m de distância uma da outra, a distância pode ser variada conforme a habilidade dos jogadores.
Formar uma fila de alunos atrás de uma das linhas de modo que todos possam ver o arremessador, estes serão os receptadores, na outra linha ficará o arremessador, este arremessa a bola para o primeiro, que recebe a bola, imediatamente corre para o lugar doarremessador, o arremessador corre imediatamente para o final da fila de receptadores. Se o receptador não agarrar a bola de primeira, deve devolver e não correr, só corre quando agarrar a bola de primeira. Para dar mais desafio pode dividir em dois grupos enquanto um joga o outro observa, marca-se um tempo para ver quem é o mais veloz. Podendo ainda sofrer outras variações se necessário.

Jogo -joga e pega.


4. JOGO BRINCANDO COM A MEMÓRIA

* Cronograma: 2h.

* Tema: Jogos de Memória

* Titulo: Brincando com a Memória

* Objetivos:
Estimular a linguagem do aluno por meio da atenção;
Desenvolver a criatividade;
Desenvolver a memória visual;

* Recursos: Oito cartões ou mais, nas cores: azul, vermelha, amarela, verde, branca, preta, laranja e...
tracking img