Planejamento estrategico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS




KATIA APARECIDA CAETANO SILVA









PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

















Fátima do sul – MS

2012







CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS





KATIA APARECIDA CAETANO SILVA






PLANEJAMENTO ESTRATÉGICOTrabalho apresentado na Disciplina de
Planejamento Estratégico do 3° semestre, Curso
de Tecnologia em Produção Publicitária do Centro
Universitário da Grande Dourados- UNIGRAN

Professor: Roberti André da Silva Filho







Fátima do Sul - MS
2012




1-Por que devemos fazer uma análise dos fatores externos no momento da definição deuma estratégia?

O objetivo da análise externa é avaliar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças. Nesse trabalho, a função do executivo é identificar os componentes relevantes do ambiente e, feito isso, analisá-los quanto à situação de oportunidades ou ameaças para a empresa. A análise dos fatores externos faz parte do elenco de procedimentos quetodos empresários devem ter em mente ao realizarem suas atividades. A sobrevivência mercadológica depende diretamente disso. Uma vez identificadas às forças ambientais que afetarão o desempenho de uma empresa como um todo, ficará mais fácil à tarefa de minimizar o impacto e direcionar os esforços para os resultados positivos. A análise de cenários externos é uma tarefa tão importante que deve serrotineira, ou seja, deve estar incorporada ao dia-a-dia das empresas que pretendem administrar estrategicamente o seu negócio. As forças ambientais tornam-se incontroláveis quando elas não são previstas com certa antecedência. Portanto, é preciso conviver com as turbulências, sabendo neutralizar seu impacto. Uma empresa não deve se opor ao impacto de uma força contrária; em vez disso deve procurarabsorver com a maior naturalidade possível. Isto significa em termos empresariais transformar problemas em oportunidades de negócio. Uma empresa atenta poderá prever eventos e antecipar-se a eles, aproveitando-os estrategicamente. Após a determinação das forças e debilidades e das oportunidades e ameaças, devem ser elaborados planos de ação que têm o intuito de eliminar ou minimizar os pontosfracos da empresa e maximizar os pontos fortes.


2-Tendo em vista o texto 1, como você avalia a estratégia de redução de preços para se conquistar mercado?
Geralmente uma empresa começa a cortar preços para se desfazer de um grande estoque ou ganhar mercado para aproveitar mais sua capacidade de produção e distribuição. Como a concorrência responde? Com outro corte de preços. Depois que oprocesso começa, é muito difícil conseguir voltar a praticar os preços anteriores. Para vender por menos, é preciso que toda produção, administração, distribuição e cadeia de fornecedores estejam orientadas para o baixo custo. Esse arranjo é praticamente impossível nas empresas que não foram estruturadas, já na sua origem, para operar com custos tão reduzidos. É preciso observar que a política depreços espelha a estratégia adotada pela empresa, as quais podem ser segmentadas em empreendimentos que primam pela eficiência e gestão de custos, com vistas a ofertar preços baixos para conquistar e manter-se no mercado, ou pela qualidade e status de seus produtos para possibilitar a prática de preços mais elevados.
Seja qual for o ambiente econômico em um dado momento, a estratégia de preçosde uma empresa deve sempre ser abrangente. Temos de analisar o ambiente em que está operando, determinar seu poder de decisão e determinar o valor dos seus produtos ou serviços para o consumidor, só então poderá desenvolver uma estrutura de preços bem adaptada ao mercado, de forma a captar o máximo valor possível. A questão é que, mesmo em um ambiente deflacionário, sua empresa não precisa...
tracking img