Planejamento estrategico pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS ARAÇUAÍ

Trabalho

De

Empreendedorismo

Professor: Pedro Paulo
Turno: Noturno

|Nomes |
||
| |
| |

Araçuaí,

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOSECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS ARAÇUAÍ

Entrevista com o empreendedor Djalma Ribeiro Alves

Matéria: Empreendedorismo

Araçuaí,

Sumário

Introdução e Relatório.......................................................PG 4 a 6Questionário..................................................................... PG 7 A 18

Conclusão............................................................................PG 19

Esta entrevista foi realizada em três dias, para melhor aproveitamento e disposição do entrevistado Djalma Ribeiro Alves, de 49 anos, conhecido popularmente como “DIDA”, que nos contou um pouco de sua historia.
Filho de famíliahumilde, onde não havia ninguém que trabalhasse ou fosse empresário, mesmo assim sua vontade de crescer, falou mais alto. Foi com os amigos que tinha que começou a conhecer o mercado e a identificar características positivas e negativas, encontrando nichos.
Iniciou trabalhando muito cedo, com confecções e mercearia. Conclui o 2° Grau em escola publica, em seguida cursou contabilidade,ondedescobriu que sua admiração ia alem , era vocação.
Decidiu continuar estudando. Hoje é tecnólogo em administração, tem certeza do que quer e faz com amor o seu trabalho, dando sempre o melhor de sí, buscando o melhor para a sua equipe e colaborando com seus clientes em 1° lugar.
Possui seis lojas ao todo, nos ramos de calçados, papelaria e franquia de correios. O ramo que mais gosta eo da papelaria, onde para ele, satisfaz seus desejos e coloca em prova as suas aptidões de líder e empreendedor.
Antes de implantar seu 1° negocio que foi de roupa procurou informações mais superficiais, sobre o ramo, isso tem atualmente 29 anos (em 1982). Para que esse empreendimento desse certo dedicou todo o seu tempo muitas noites, por aproximadamente um ano.
O que o levou aabrir o próprio negocio foi a necessidade de ter suas independência financeira, participar do mercado competitivo, por gostar de competir, e de liberdade de soluções.
Seu objetivo é ocupar seu espaço, no mercado, criar solidez, implementar nichos de mercado e levar ao cliente produtos e serviços competitivos e de qualidade, caso que vê como básico e obrigatório para qualquer segmento.Quando se trata de concorrência ele é bem direto, mas humilde ao dizer:
_ Não tenho concorrentes, mas alguém que me impulsiona ao melhor. É muito pessimista, não vê obstáculos que não possa ser rompido, pensa sempre positivo, pois acredita que pensamentos bons atrai coisas boas.
Gosta de correr ricos calculados, mas admite que é um pouco impulsivo, e que já correu riscos, que não forambem calculados e o resultado foi :Não deu certo!.
Tentou abrir uma empresa de mineração, que logo fechou as portas, mas nos confessou que não ira desistir, ira estudar as sua falhas e planeja dar a volta por cima, e realizar mais essa meta, pois adquiriu experiência que na época não tinha.
Em todas as suas respostas DIDA, disse que uma de suas empresas, que é a papelaria Central...
tracking img