Planejamento estrategico da estrela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FMU – FACULDADE METROPOLITANAS UNIDAS
CURSO DE MBA EM CONTROLADORIA

[pic]


SÃO PAULO
2011
Sumário

Introdução 03
1 – Histórico da Empresa Estrela 04
2 – Estrela - exemplo de estratégia 10
2.1 – Fatores do bom andamento 12
3– Cai uma Estrela15
5 – As 5 forças de Porter no caso Estrela 19
6 – Conclusão 27
7 – Bibliográfia e Referências 28

Introdução

A indústria de brinquedos no Brasil registrou, em 2010, crescimento de 11% em relação ao ano anterior.
Apesar do cenário favorável, continua a guerra contra os produtoschineses. A China, que produz 85% de todos os brinquedos do mundo, domina 60% do mercado brasileiro.
Por via desse cenário pouco favorável, que indagaremos os preceitos de uma das maiores empresas de brinquedos do Brasil e do mundo; “A Estrela”.

A Estrela fez parte da infância de boa parte dos adultos contemporâneos. Seu lúdico fez uma geração inteira te-la comoreferencia de brinquedos, atingindo todas as classes, direta e indiretamente, sua estratégia até hoje é muito estimada pelo mundo dos negócios.

Porém a estrela que foi protagonista desse bem sucedido empreendimento, hoje luta para não perder mercado para os chineses, que a cada dia conquista o mercado mundial e o Brasil, com suas fórmula mágica de baixos custos e vendas altíssimas.A Estrela luta com toda estratégia possível, para não pedir falência e arcar com os compromissos de mercado.

Ou seja, mostraremos sua gloria e declínio.

1. Histórico da Empresa

[pic]

A Brinquedos Estrela foi fundada em 25 de junho de 1937, quando o alemão Siegfried Adler viu em uma pequena fabriqueta falida de bonecas depano e carrinhos de madeira uma oportunidade de negócio e decidiu comprá-la. Desde então, a empresa obteve um crescimento expressivo, chegando a figurar como marco na história da indústria de brinquedos brasileira, que na época não apresentava um grande desenvolvimento e por isso obrigava o país a importar esse gênero de produto.
Já na década de 40, a Estrela apresentou ocachorro Mimoso: o primeiro brinquedo de fabricação brasileira feito em madeira que se movimentava e produzia som. Em seguida, vieram os Pega Varetas e o Banco Imobiliário. Esta última é uma versão brasileira do jogo Monopoly que de tanto sucesso ainda hoje é jogado por adultos e crianças. Os anos 50 conheceram a boneca Pupi. Enquanto todas as outras bonecas eram feitas com um tipo de massainquebrável, a Pupi, que chorava e dormia, trouxe nos seus 35cm a revolução do plástico. Logo depois, surgiram os bonecos e bichinhos feitos de vinil indicados para bebês e crianças pequenas por serem mais flexíveis.
Como uma empresa familiar, com a morte do seu fundador, em 1958, a esposa de Siegfried assumiu a presidência, pois o filho do casal encontrava-se nos Estados Unidos.Quando terminou os seus estudos naquele país, Mário Adler voltou para o Brasil e, em 1964, com aproximadamente 19 anos, tornou-se presidente da Estrela. Tendo nas mãos uma empresa consolidada no mercado como sendo de grande porte, Mário procurou manter o seu desenvolvimento buscando modernizá-la com a ajuda do marketing. Assim, ele enfatizou o reconhecimento da sua marca com divulgação em eventos,feiras nacionais, internacionais e programas de TV.
Nos anos 60 a empresa lançou brinquedos ainda mais inovadores. As meninas conheceram a primeira boneca mecânica Gui Gui, que sorria quando se abria e fechava seus braços, e a boneca Beijoca, que, como o próprio nome diz, mandava beijos. A empresa ainda implantou um novo conceito de bonecas: a fashion doll, encabeçado com...
tracking img