Planejamento empresarial- desafios de uma micro empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB COC
UNISEB INTERATIVO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Planejamento Empresarial:
Desafios de uma microempresa

Cléa Nathanny Fonseca dos Santos
São Luís
2011
Cléa Nathanny Fonseca dos Santos

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL:
DESAFIOS DE UMA MICROEMPRESA

Relatório de Estágio Supervisionado I, apresentado ao Uniseb Interativo, no curso de Administração, comopré-requisito para obtenção do titulo de Bacharel em Administração.

São Luís
2011

SUMÁRIO

1. Introdução 4
2. Organização 5
3. Planejamento Empresarial5
4. Estrutura Organizacional 7
5. Estratégia Empresarial 8
6. Conclusão 9
7. Anexo I(Organograma) 10

INTRODUÇÃO
De acordo com Oliveira (2009, p 5), o processo de planejar envolve um modo de pensar; e um salutar modo de pensar envolve indagações; e indagações envolvem questionamentos sobre o que fazer, como, quando, quanto, para quem, por que, por quem e onde. Toda atividade de planejamento nas empresas, porsua natureza, deverá ressaltar de decisões presentes, tomadas a partir do exame do impacto das mesmas no futuro, o que lhe proporciona uma dimensão temporal de alto significado. Todo o planejamento empresarial depende de um bom planejamento estratégico, caso contrário gerará perdas de recursos, de parceiros, de clientes, de competitividade e conseqüentemente o recuo no mercado em geral.
A funçãoplanejamento cumpre um papel importante na organização, pois inicia o processo administrativo de toda empresa. Todas as outras funções (Organização, Direção, execução e controle) dependem previamente do que foi planejado.
O objetivo deste relatório é conhecer as atividades desenvolvidas em uma microempresa; avaliar se seus resultados estão sendo alcançados, baseados em seus objetivos, de modoeficiente, eficaz e efetivo; e identificar os problemas ou necessidades existentes.
O relatório foi estruturado da seguinte forma: Organização (Relato das informações gerais da empresa); Planejamento Empresarial (Características da empresa, analise mercadológica, descrição do organograma); Estrutura Organizacional(Níveis hierárquicos, formas de departamentalização e áreas funcionais); EstratégiaEmpresarial (Setor da empresa e outro aspectos que o compõe, diagnósticos sobre o mercado, ameaças e oportunidades) e, finalmente, a conclusão (Observações sobre a área estagiada).

A ORGANIZAÇÃO
A Empresa
A Serve-Ar é definida como uma microempresa, pois de acordo com o Estatuto de Micro e Pequena Empresa, o critério para se caracterizar uma microempresa, pelo regime simplificado de tributaçãosimples, que deve ser igual ou inferior a R$240.000,00. Já pelo SEBRAE, o critério utilizado é segundo o número de funcionários, ou seja, no ramo de comércio e serviços, como é o caso da Serve-AR, o empreendimento deve ter até 9 funcionários, que é justamente o número total de funcionários da empresa escolhida. Mais do que esse número, passa a ser conceituada Pequena empresa.
Localizada na Ruados Afogados, nº451, sala 9, no Centro de São Luís do Maranhão, a Serve-Ar oferece serviços gerais de sistemas de ar e revenda de produtos de climatização. Teve inicio, formalmente, em 22 de Fevereiro de 2006, mas antes, era conhecida pelo nome de sua atual concorrente, a Tropical Ar.
Logo no inicio da criação, a empresa já teve uma grande aceitação e não demorou para que firmasse os primeiros...
tracking img