Planejamento de carreira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PLANEJAMENTO DE CARREIRAS

RONDONÓPOLIS-MT
2009

PLANEJAMENTO DE CARREIRAS

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. Para o tema: Planejamento de Carreiras.
Profa. Mônica Maria Silva.

RONDONÓPOLIS-MT2009
ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL

ONDE VOCE SE ENCONTRA NA PIRÂMEDE

INTRODUÇÃO

O objetivo desta atividade é analisar aspectos ao planejamento de carreira, tanto por parte dos indivíduos quanto das organizações, bem como a possibilidade de estruturar um sistema de planejamento de carreira nas organizações que consiga conciliar tanto missão da organização quando dos indivíduos que nelaatuam.
Diante disso, verifica-se que escolher uma profissão nem sempre é tarefa fácil, mas o que pode ser ainda mais difícil é definir que rumos tomar para alcançar os resultados profissionais desejados. Assim, para buscar essa orientação, funcionários e empresas têm aderido ao Plano de Carreira, um trabalho de identificação do potencial individual que ajuda na realização de capacitação emelhoria da equipe.
Vale ressaltar que para as empresas, o Plano de Carreira é investimento nos profissionais que acaba refletido na qualificação de sua equipe em um menor tempo, pois as empresas têm um direcionamento para a capacitação. “Mas é importante que as empresas tenham um planejamento de recursos humanos muito eficiente para conseguir reter o profissional para o qual fez o investimento”,salienta SOUZA (2005).
Dessa forma, ainda sobre os custos, é fato que com relação aos benefícios, o investimento não é tão significativo, e que cada vez mais as empresas estão preferindo arcar com essa despesa e apostar no retorno.

DESENVOLVIMENTO

A priori, os instrumentos de gestão têm uma importante função dentro do sistema de administração de carreiras, pois, de acordo com Souza (2005),irão fornecer os instrumentos para dar suporte às decisões individuais, bem como ao gerenciamento de carreira pela empresa, facilitando assim, a comunicação e a negociação entre a empresa e seus funcionários.
Assim, ainda de acordo com Souza (2005) quando se fala dos instrumentos, estamos incluindo aqui, também, as técnicas que serão utilizadas. Os instrumentos de gestão voltados a dar suporte àsdecisões individuais podem incluir, entre outros, workshops e/ou manuais para planejamento de carreira, aconselhamento individual, avaliação e programas de desenvolvimento como job rotation (rotação interna).
Portanto, de acordo com Conner (1995), no aspecto do gerenciamento de carreira pela empresa, podemos encontrar instrumentos como previsão de demanda e programas de desenvolvimento. Já osinstrumentos que facilitam a comunicação e negociação entre as empresas e as pessoas podem incluir a preparação dos gestores para atuarem como conselheiros e orientadores, a avaliação do desempenho e a avaliação de potencial.
Percebe-se assim, que a administração de carreira é vista não como um processo de decisão unilateral, mas que irá envolver a negociação constante. Contudo, para que essanegociação termine em um resultado satisfatório para todos os envolvidos, caberá a cada um assumir a sua responsabilidade.
Dessa forma, as pessoas devem, sempre que possível, realizar uma auto-avaliação sobre quais são os seus interesses e opções e informar a empresa sobre isso. Já os gestores precisam estimular os seus subordinados, avaliando as suas necessidades e aconselhando-os sobre o seudesenvolvimento, ao mesmo tempo em que procura conciliar as informações recebidas deles com aquelas oportunidades que surgem na empresa. A empresa por seu lado deve dispor de um sistema de administração de carreira e promover treinamentos que levem as pessoas a planejarem as suas carreiras, fornecendo informações para dar suporte à ação dos gestores.
Vale ressaltar que nem sempre os gestores estão...
tracking img