Planejamento de carreira

Páginas: 18 (4432 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2014

eBook PLANEJAMENTO DE CARREIRA
Segure firme o timão de sua carreira! Versão Nov/2013
João Florêncio Bastos Filho, CMC*


No dia 24 de Janeiro de 2013, véspera do aniversário da cidade de São Paulo, logo após a conclusão do meu planejamento de trabalho docente para o primeiro semestre do ano, eu disponibilizei gratuitamente no http://www.slideshare.net/joaoflorenciobastos o conteúdo dolivro Planejamento de Carreira: Segure firme o timão de sua carreira dirigido aos estudantes da pós-graduação de grandes instituições de ensino, porque o mesmo já estava esgotado nas livrarias. Hoje, este conteúdo já superou a marca de 10.000 acessos, sendo que a maioria das pessoas que fizeram estes acessos e que entraram em contato comigo, foi de profissionais que solicitaram uma versão maisatualizada, compacta, no formato de eBook e, se possível, com algum grau de personalização.

Para atender a esta demanda, o maior desafio foi o de encontrar uma maneira de personalizar o conteúdo por meio da utilização do Roteiro para entrevistas de aconselhamento e planejamento de carreira que no livro (capítulo 6) é composto por 12 questões e que, no formato eBook, foi reduzido para as 7questões.


INTRODUÇÃO

No dia 18 de Junho de 2013, cerca de 600 profissionais de Recursos Humanos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), durante a 19ª edição do Encontro de RH de Campinas e Região, abordaram o tema Gestão de Talentos na Pós-Modernidade. O objetivo do evento, promovido pelo Gruca – Grupo Campinas de RH e a Regional Campinas da ABRH-SP, foi o de estimular a discussão sobre ascaracterísticas do momento atual em que é tão difícil reter talentos, em que os antigos planos de carreira não surtem mais efeito e as pessoas não se envolvem mais com a marca ou com a identidade corporativa, trocando de empresa e mudando os rumos da carreira a todo o momento. Estas preocupações, embora atuais, não são novidades porque, já em 1999, durante a realização do I Fórum Nacional EnsinoSuperior Particular Brasileiro em São Paulo, publicaram uma pesquisa com diretores de Recursos Humanos que esperavam reter os melhores profissionais a partir das seguintes competências, por ordem de importância: capacidade de trabalhar em equipe, boa comunicação, capacidade de apresentar ideias, dimensionamento de tempo, autonomia para aprender e, por último, conhecimento técnico.

Ao analisar taiscompetências, verifica-se que quatro das cinco já eram comportamentais e - de acordo com as conclusões do Encontro de Campinas - ainda são mesmas competências que as empresas deveriam focar mais as suas atenções para lidar com a retenção de talentos, por meio de planos de carreira flexíveis, que contemplem os interesses das pessoas e das empresas. Com relação à ordem de classificação daquelascompetências, poderíamos - nos dias de hoje - reordená-la tendo por base algumas experiências de profissionais no que se refere à autonomia para aprender que, naquela pesquisa, ocupou o quinto lugar e que atualmente estaria entre as primeiras da lista.

A autonomia para aprender significa, por exemplo, que o profissional, com a orientação adequada e num ambiente que incentive a troca deexperiências em equipes, pode ser capaz de assumir grande responsabilidade pelo próprio processo de aprendizagem e, consequentemente, adaptar parte deste aprendizado ao planejamento de sua carreira. A construção de uma carreira bem-sucedida pode ser encarada como uma interminável sucessão de disputas diárias pela ocupação dos melhores espaços profissionais. Espaços que são conquistados por meio de estratégiaseficazes.

No livro A Quinta Disciplina – Arte e Prática da Organização que Aprende (27ª Edição), Peter Senge (2011) comenta sobre um elemento básico da aprendizagem em equipe, que é a palavra “diálogo” – do grego dialogos, “fluxo de significado”. Segundo Senge, nós estamos aprendendo que existe um profundo desejo de redescoberta de nossa capacidade de conversarmos uns com os outros. Se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento de carreira
  • Planejamento de carreira
  • planejamento de carreira
  • Planejamento de Carreira
  • Planejamento de carreiras
  • Planejamento de Carreira
  • Planejamento de carreira
  • Planejamento de carreira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!