Planejamento ambiental de querencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
PÂMELLA PERES ROCHA













PLANEJAMENTO URBANO NO MUNICÍPIO DE QUERÊNCIA





















QUERÊNCIA-MT
2012

PÂMELLA PERES ROCHA

















PLANEJAMENTO URBANO NO MUNICÍPIO DE QUERÊNCIA











Trabalho apresentado aoCurso de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Introdução à Gestão Ambiental: Ecologia Aplicada e Gestão da Biodiversidade: Química Ambiental: Geologia e Geomorfologia Ambiental.
Orientado pelos professores Cristina Célia Krawulski: Willian Luiz Cunha: Kênia Zanetti: Ewerton de Oliveira Pires.










QUERÊNCIA/MT
2012
SumárioIntrodução.....................................................................................................................4

Planejamento Urbano de Querência............................................................................5

Conclusão.....................................................................................................................6

ReferênciasBibliográficas............................................................................................8








































Introdução


O município de Querência que fica situada no estado de Mato Grosso nasceu através da colonização dos sulistas (paranaenses, catarinenses e gaúchos). Norberto Shawantz com objetivo de satisfazer a suaideologia política trouxe os pequenos produtores da região Sul para povoar esta cidade. Apoiados pela cooperativa mista de Canarana (COOPERCANA) instalaram várias famílias sulistas em Mato Grosso dando início a um novo município.
Querência fica no médio Araguaia, e é contempla com uma grande produção de grãos e desempenhada com muito sucesso esse setor, por outro lado é também é uma grandecontribuinte para reforma agrária deste estado, que conta com cinco de assentamentos local apoiados pelo INCRA, o que trouxe uma grande diversidade de etnias, enriquecendo assim a cultura do local.
Após a data de emancipação ela está no quinto período de governo municipal. Um município em pleno desenvolvimento onde a cada dia existem melhorias em todos os setores, tornando-a um grande foco deinteresse para empresários e investidores principalmente no ramo agrícola.
Esse desenvolvimento acelerado do município trouxe alguns problemas a nível ambiental, como desmatamento de algumas áreas que deveriam ser preservadas, levando este município a entrar na lista negra dos desmatadores, mas devido a atual situação que estamos vivendo, onde se faz necessário uma melhor utilização dos recursosnaturais, os governantes daqui já deram seus primeiros passos de conscientização e conseguiram sair da lista de desmatadores. Hoje junto com os agricultores da região e órgãos competentes tem desenvolvidos vários projetos para recuperação das áreas afetadas.
Este trabalho apresentara uma entrevista realizada com o órgão competente pela preservação do meio ambiente deste município falando quais são osplanejamentos da cidade para as áreas verdes, planos de arborização, processo de urbanização e as medidas ambientais para o cumprimento das leis de preservação do meio ambiente.


Planejamento Urbano da Cidade de Querência


Querência tem como estrutura administrativa a secretária de agricultura e meio ambiente, que é responsável em gerenciar os aspectos relevantes a nossa agricultura emeio ambiente, no qual a sustentabilidade economia ambiental é a diretriz dessa secretaria. O conselho municipal do meio ambiente (CMMA), ainda não tem um plano diretor na área de expansão urbana. Nesse quesito rege o acordo ocupacional de lotes, aonde existem alguns lotes particulares que vem do projeto original feito na área disponibilizada pela COOPERCANA. Com relação às áreas verdes, o plano...
tracking img