Portifolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL

PATRICIA RAMOS DA CUNHA

RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA

Querência
2012

PATRICIA RAMOS DA CUNHA

RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de saude e meio ambiente,planejamento urbano ambiental, planejamento agroflorestal e meio ambiente e estatistica e meio ambiente.

Professores: Willian Luiz da Cunha,Kenia Zanetti,Thiago e Luciana Rodrigues Cardoso Trigueiro

Querência
2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 04
ÁREAS DE RISCOS E IMPACTOS DEVIDO A EXPANSÃO URBANA............. 05
ANÁLISE AMBIENTAL DAS ÁREAS DE IMPACTOS...........................................06
RECOMENDAÇÕES PARA AS AREAS QUE EXISTEM RISCOS AMBIENTAIS
.................................................................................................................................07CONCLUSÃO..........................................................................................................08
BIBLIOGRAFIA..................................................................................................... 09

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, iremos considerar os riscos com uma probabilidade de que um evento esperado ou não esperado se torne realidade. Ele tem como objetivogeral analisar as implicações ambientais decorrentes do crescimento acelerado em áreas e irá direcionar mais para a parte dos processos de urbanização dos grandes centros por causa das mudanças de clima e ocupação de solos férteis por solos menos férteis isso é causado pelo pouco espaço no mundo.
Para haver um zoneamento territorial racional e viável, é imprescindível o conhecimentoaprofundado do local selecionado. Aliado a isso deve se considerar o fato de que a sociedade atual está exigindo progressivamente uma melhoria na qualidade de vida, o que esta intimamente relacionada à qualidade do meio. A expansão territorial das avaliações ambientais referentes a áreas de riscos gerados pela má distribuição dos terrenos. No decorrer da pesquisa foi observado que a população seaglomera em áreas de risco, construindo suas habitações sem planejamento em áreas de encosta, acentuando a possibilidade de deslizamento.
O descarte do lixo e a falta de esgotamento sanitário também são fatores condicionantes que contribuem para o agravamento dos impactos ambientais na área. Este trabalho se justifica pela relevância de uma análise local, em função da carência de espaços, cominvestimentos em infra-estrutura básica e condições de moradia adequadas à população residente em algumas áreas de risco ambiental, colocando em risco suas vidas.

ÁREAS DE RISCOS E IMPACTOS DEVIDO A EXPANSÃO URBANA

O crescimento desordenado da cidade e a ocupação irregular de áreas insalubres e ribeirinhas, gera os riscos ambientais que entre as quais a área vira um objeto deestudo, que ocasionam uma série de impactos ambientais devido ao desmatamento de matas nativas e ciliares, resultante da atividade econômica da extração e beneficiamento de madeira, característica no período inicial de expansão urbana do município.
Considera-se que toda área degradada pela ocupação urbana sem mecanismos de controle ou ainda fiscalização acarreta, de alguma forma, problemas ambientaisde maior ou menor grandeza, atingindo diretamente a população do entorno e gerando custos nem sempre dimensionados
Com o surgimento da Gestão Ambiental como um elemento novo e necessário para analisar e amenizar os aspectos envolvidos no meio em que vivemos. A inadequada ocupação do solo se constitui num dos maiores agravantes das áreas urbanas.
A gestão ambiental, tanto em nível empresarial...
tracking img